Quer entender como nosso organismo evita o refluxo que ocorre com o conteúdo do nosso estômago?
Entre o esôfago e o estômago existe uma válvula: cárdia. Essa válvula permite a passagem do alimento no sentido do esôfago para o estômago. No entanto, ela serve justamente para evitar que o conteúdo do estômago reflua ou volte para o esôfago.
Em uma situação de normalidade, a cárdia é localizada no interior da cavidade abdominal. logo abaixo do hiato esofágico. Em hérnias de deslizamento, a posição da cárdia se desloca no sentido superior, através do hiato esofágico, em direção do tórax, ao invés dela ficar situada na sua posição.
A porção do estômago localizada imediatamente abaixo da cárdia também se desloca junto. Aliás, o hiato esofágico se encontra alargado nessa situação.
Esse tipo de hérnia está associado com a doença do refluxo e a conduta diagnóstica e o tratamento são realizados de acordo com as características dessa doença. Nas hérnias paraesofágicas a cárdia está em sua posição normal, dentro da cavidade abdominal.
Na maioria dos casos somente o fundo do estômago penetra no tórax através do hiato esofágico que também se encontra alargado. Afinal, nesse tipo de hérnia a porção do estômago que sobe para o tórax é muito maior do que na hérnia de hiato por deslizamento.
Outros órgãos como intestino e o baço podem acompanhar o estômago. Além disso, como a cárdia permanece em sua posição normal, esse tipo de hérnia não está associado com a doença de refluxo na maioria dos casos.
Por fim, nas hérnias mistas ocorrem as duas situações simultaneamente. Afinal, tanto na cárdia quanto o fundo do estômago.
Precisa de mais informações sobre? Leia em nossa matéria!