Quais as consequências das hérnias diafragmáticas?
Consequências das Hérnias Diafragmáticas

Quais as consequências das hérnias diafragmáticas?

Os problemas causados pelas hérnias diafragmáticas dependem do tipo ao qual pertencem. Assim, classificam-se entre congênitas e as de hiato – as quais subdividem-se em paraesofágicas e por deslizamento.

No artigo de hoje, vamos nos concentrar nas hérnias diafragmáticas de hiato do tipo paraesofágica.

Como surge

Quando nos alimentamos, o esôfago é o responsável por levar o alimento ingerido até o estômago. Para isso, ele precisa atravessar o diafragma, que é o músculo que separa a cavidade torácica da abdominal.

Neste músculo há um orifício que permite a passagem do esôfago. Este orifício é munido de ligamentos, que visam manter a parte inferior do esôfago em seu devido lugar.

Então, quando o diafragma sofre um enfraquecimento em sua estrutura, pode ocorrer o alargamento deste orifício (que é chamado de hiato) e seus ligamentos. Com isso, parte do estômago passa pelo hiato, formando, assim, a hérnia diafragmática de hiato do tipo paraesofágica.

Consequências das Hérnias Diafragmáticas

Os problemas causados pelas hérnias diafragmáticas de hiato do tipo paraesofágica consistem, basicamente, em:

Refluxo e Azia

Ocorre quando há o retorno do conteúdo gástrico e alimentos contidos no estômago para o esôfago. Isso gera queimação no peito (azia), que sobe da parte superior do abdome até a garganta.

Dificuldade para engolir

A presença do estômago no interior do tórax gera compreensão do esôfago e dificuldade para engolir. Também prejudica a sincronização das contrações realizadas pelo esôfago para transportar os alimentos até o estômago.

Sendo assim, esses fatores contribuem para a sensação de peso na região do peito após as refeições.

Dificuldade para respirar

É comum que os portadores deste mal tenham dificuldade para respirar após as refeições. Isso ocorre devido à compressão do estômago sobre os pulmões.

Ulcerações

Consistem no desgaste da parede do esôfago, causado pelo refluxo dos ácidos do estômago.

Volvo do estômago

Primeiramente, essa é considerada uma complicação grave das hérnias paraesofageanas. Sendo assim, ocorre quando o estômago, que subiu para o interior do tórax, torce no seu próprio eixo – isso gera dor importante no peito e pode até evoluir para uma perfuração do estômago.

Essa situação apresenta risco de vida significativo e o atendimento e a cirurgia devem ser feitos de emergência.

Então, conseguiu compreender os problemas causados pelas hérnias diafragmáticas de hiato do tipo paraesofágica e a criticidade do quadro desta doença? Caso tenha restado qualquer dúvida, não deixe de comentar abaixo, que iremos esclarecê-la.

Você suspeita estar sofrendo com os problemas causados pelas hérnias diafragmáticas de hiato do tipo paraesofágica? Entre em contato e agende seu horário para receber atendimento especializado.

Gostou de ler sobre as Consequências das Hérnias Diafragmáticas? Quer saber mais sobre cirurgia do Aparelho Digestivo? Acesse nosso blog!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta