A vesícula compõe o sistema digestivo, servindo como um reservatório onde a bile produzida pelo fígado é armazenada. No artigo de hoje você vai descobrir mais sobre este órgão e seu papel no organismo, assim como as doenças que pode desenvolver.
Como funciona a vesícula?
Como comentamos, é um órgão que armazena a bile produzida pelo fígado. Esta substância serve para quebrar as células de gordura, ajudando a emulsificá-las.
Funciona assim: ao ingerir um alimento – sobretudo se for gorduroso – assim que este alcança o duodeno, a produção de certos hormônios é liberada. Então, esses hormônios promovem a contração da vesícula, que lança a bile no duodeno. Uma vez lá, as substâncias ajudam a emulsificar a gordura.
Em outras palavras, a bile atua como uma espécie de detergente. Ou seja, age facilitando que as gorduras dos alimentos sejam digeridas e absorvidas pelo organismo.
Doenças da vesícula
Como qualquer outro órgão, a vesícula pode sofrer de alguns males, como por exemplo:
Colelitíase (cálculos biliares) – Forma-se devido ao desequilíbrio das substâncias que compõem a bile (bilirrubinatos, sais biliares, água, colesterol, etc).
Colecistite (inflamação) – Provocada pelos cálculos biliares, a colecistite é uma inflamação da vesícula. Ocorre quando um cálculo bloqueia o ducto cístico – responsável por transportar a bile proveniente da vesícula biliar.
Colestase – Condição em que o fluxo de bile do fígado, por algum motivo, diminui ou cessa de vez.
Formação de pólipos – Podem ser causados por uma reação inflamatória, também podem consistir em pequenos tumores.
Colangite esclerosante – Quadro que consiste em inflamação com cicatrização evolutiva, além de estreitamento dos ductos biliares, dentro e fora do fígado. Esta condição leva a obstrução dos ductos, que acabam sendo totalmente inutilizados. Como consequência, pode ocorrer a cirrose, a insuficiência hepática e até câncer nestas estruturas.
Câncer – Quando a vesícula apresenta neoplasia maligna, ou seja, quando um tumor maligno se desenvolve no órgão.
Por se tratar de um órgão não vital para o corpo humano, o tratamento para complicações na vesícula geralmente consiste em sua total remoção.
Cuide da sua saúde
Algumas complicações desenvolvidas pela vesícula não apresentam sintomas. Por isso, é importante fazer checkups de rotina, para verificar se o órgão está saudável ou se apresenta alguma doença. Isso é importante principalmente em casos de câncer, onde o quadro é inicialmente assintomático.
Para manter a saúde da sua vesícula em dia, entre em contato e receba atendimento especializado. Assim você garante o sucesso do tratamento, caso alguma complicação seja identificada.