Uma condição rara, a adenomiomatose da vesícula biliar é uma doença degenerativa que não possui nenhuma causa específica para se manifestar. Porém, está relacionada a casos de cálculos (pedras) na vesícula em 90% dos casos.
O que é adenomiomatose da vesícula biliar?
Esta doença acomete a vesícula, causando o crescimento de uma porção da parede do órgão. Ocorre espessamento da camada muscular, o que leva à formação interna de pequenos espaços conhecidos como divertículos intramurais.
A adenomiomatose da vesícula biliar, ainda que o nome possa sugerir, não possui relação com adenomas (tumores benignos do órgão).
Não existe nenhum fator de risco identificado para essa doença.
Sintomas
Normalmente é assintomática.
Os poucos casos sintomáticos podem apresentar:
- Dor na parte superior do abdome que irradia para a parte superior do tórax ou costelas. Geralmente, este sintoma surge aproximadamente 30 minutos após ingerir uma refeição.
- Distensão abdominal
- Fezes esbranquiçadas
- Urina de coloração escura
- Amarelamento da pele, mucosas e escleras.
Diagnóstico
O diagnóstico da adenomiomatose da vesícula biliar só pode ser realizado por um médico especialista.
O profissional, para confirmar a condição, pode pedir os seguintes exames:
Ecografia – nas imagens fornecidas pelo ultrassom, é possível indicar se existe espessamento da parede da vesícula
Tomografia ou ressonância – é o exame mais indicado quando há alguma incerteza sobre o diagnóstico. Principalmente quando existe dúvida entre adenomiomatose da vesícula biliar ou câncer.
Atenção!
O tratamento cirúrgico deve ser considerado nos casos sintomáticos ou mesmo nos assintomáticos em que o risco cirúrgico não seja elevado.
O fato desta doença não causar sintomas pode atrapalhar a realização do diagnóstico.
Lembrando que, como dissemos acima, somente um profissional pode diagnosticar corretamente a doença. Por isso, caso apresente qualquer sintoma parecido com os citados neste artigo, entre em contato e receba atendimento especializado.
Assim, você poderá ter a confirmação da condição e pode iniciar o tratamento o quanto antes.