Cuidados pós-operatórios – Alimentação e Exercícios
Cuidados Pós-Operatórios

Cuidados pós-operatórios – Alimentação e Exercícios

Após passar por uma cirurgia, é preciso que o paciente siga algumas orientações para que sua recuperação obtenha maior grau de sucesso em um menor período de tempo.

Independente de qual seja o procedimento, as principais dúvidas que surgem depois de uma operação são relacionadas à alimentação e a realização de exercícios, afinal, depois de quanto tempo irei poder voltar aos meus exercícios diários? Como deve ser feita minha alimentação durante o pós-operatório?

No post de hoje, separamos para você como funcionam os cuidados pós-operatórios na maioria das cirurgias.

 

Cuidados Pós-Operatórios

Antes da cirurgia, é extremamente importante perguntar ao médico ou ao enfermeiro sobre os cuidados que devemos tomar durante o período pós-operatório – principalmente se a recuperação for feita em casa.

Apesar de cada processo cirúrgico funcionar independentemente, existem alguns cuidados gerais que devem ser seguidos depois de uma operação, e vamos conhecê-los melhor agora:

 

Alimentação no Pós-operatório

De maneira geral, depois de passar por uma cirurgia, os alimentos que devem ser ingeridos são os de fácil digestão, em pequenas quantidades e com poucas fibras.

A primeira refeição após a operação deve ser líquida, pois o paciente provavelmente ainda estará se sentindo nauseado por conta da anestesia. Beber bastante água também é muito importante.

No próximo dia, já não é necessário ingerir alimentos de forma líquida, mas, sim, alimentos leves e que também facilitam a formação do tecido de cicatrização -, como iogurte e frutas ricas em vitamina C (morango, laranja, abacaxi ou kiwi).

Ademais, nesse período, as frituras devem ser evitadas, bem como alimentos gordurosos, condimentos, carnes suínas ou doces. Lembre-se que bebidas alcoólicas e fumar também estão fora de cogitação.

 

Exercícios no Pós-operatório

Com exceção de intervenções cirúrgicas ortopédicas, pequenas caminhadas para a realização das atividades diárias são permitidas e até mesmo indicadas logo nas primeiras semanas. Essa atividade  auxilia na circulação do sangue e da linfa – que é um líquido orgânico originado do sangue -, diminuindo inchaços.

Certamente, o tipo da cirurgia e o local onde a operação foi feita dispõem de fortes influências sobre quanto tempo depois exercícios físicos mais intensos  podem ser realizados. Geralmente, cerca de 4 ou 5 semanas depois, é possível realizá-los, mas ainda sem  impactos fortes.

Lembre-se que, apesar de os exercícios poderem ser grandíssimos aliados na sua recuperação, o efeito pode ser o contrário se você exceder os seus limites. Por isso, é necessário seguir estritamente as orientações passadas pelo profissional da saúde que te orientou.

Vá ao médico

Apesar de existirem recomendações gerais, como essas que passamos a você, cada caso é um caso. Por conta disso, o acompanhamento médico é extremamente importante para o sucesso do seu pós-operatório, garantindo uma recuperação rápida.

O profissional poderá te indicar exercícios específicos que podem ser realizados, como sua alimentação deve ser ingerida, entre outras recomendações específicas ao seu caso individual. O que torna o acompanhamento de perto um caminho ideal para uma boa recuperação.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta