Tratamento de Pedra de Vesícula – Entenda como funciona
Tratamento de Pedra de Vesícula - Entenda como funciona

Tratamento de Pedra de Vesícula – Entenda como funciona

Tratamento de Pedra de Vesícula – Entenda como funciona. Você sabe como funciona o tratamento da Pedra na Vesícula?

 

Assim como muitas doenças que afetam o sistema digestivo, a Pedra na Vesícula geralmente é tratada com intervenção cirúrgica. A doença, que causa sério desconforto abdominal, é revertida através da remoção da vesícula biliar — nome dado ao órgão atingido pelo problema.

Saiba mais sobre quais são as formas de tratamento para Pedra na Vesícula no texto de hoje.

Tratamento de Pedra de Vesícula – Entenda como funciona

A Pedra na Vesícula é formada por substâncias que se depositam na vesícula biliar. Essas substâncias têm aparências que lembram pequenas pedras, chamadas de cálculos biliares ou cálculos vesiculares.

A formação destas pedras pode ser devido a quantidade excessiva de colesterol ou bilirrubina na bile, ou, até mesmo, o mau funcionamento do órgão.

Conheça as formas de tratamento para pedra na vesícula:

Como é o tratamento de pedra na vesícula?

O tratamento para Pedra na Vesícula é determinado pelo seu médico. Na grande maioria das vezes, a intervenção cirúrgica é necessária, onde o profissional da saúde faz a remoção da vesícula biliar, a fim de acabar com as dores, desconfortos e possíveis  problemas futuros.

Tratamento de pedra na vesícula com cirurgia

Quando a pessoa apresenta dores abdominais, a intervenção cirúrgica é necessária. A cirurgia para pedra na vesícula pode ser feita por meio de um corte no abdômen, pela laparoscopia — cirurgia feita através de um pequeno corte na barriga – ou pela via robótica. A via laparoscópica é a que mais vem sendo maisbutilizada. A cirurgia robótica é a mais recente e moderna. Esse método permite ao cirurgião realizar movimentos mais precisos, mais amplos e com visualização através de um sistema de última geração. Sua aplicabilidade ainda é limitada pelo custo. A cirurgia tem duração de 30 a 40 minutos, por meio de anestesia geral, e é a solução definitiva para o problema. Após o procedimento, o paciente precisa ficar internado por apenas um dia, podendo retornar às suas atividades normais em um curto período de tempo. 

Outra indicação de tratamento cirúrgico é quando uma das pedras obstrui o canal de esvaziamento da vesícula biliar. Esse canal chama-se ducto cístico. A obstrução do ducto leva a um quadro de inflamação aguda da vesícula, o que pode evoluir para infecção e mesmo perfuração da mesma. Trata-se de um quadro grave, com risco de vida e que necessita de intervenção cirúrgica de emergência. Nessa situação, o procedimento cirúrgico é mais difícil do ponto de vista técnico e apresenta maior risco. A rapidez para se realizar a cirurgia é fator fundamental para a resolução do quadro. Na grande maioria das vezes a cirurgia também é feita pela via laparoscópica. No entanto, a possibilidade de conversão para uma cirurgia pela via aberta é maior do que em uma cirurgia eletiva. 

Preciso de um especialista nessa área? Entre em contato e marque uma consulta

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta