O que é Hérnia inguinal estrangulada?
O que é Hérnia inguinal estrangulada?

O que é Hérnia inguinal estrangulada?

Hérnia inguinal estrangulada

As hérnias inguinais são decorrentes de uma fraqueza na musculatura da parede abdominal na região inguinal. Essa região é localizada um pouco acima da região da virilha. Essa fraqueza na musculatura pode ser de nascença ou adquirida. Na verdade, forma-se um verdadeiro orifício na musculatura chamado colo herniário  e os órgãos internos da cavidade abdominal podem se protruir e se retrair através desse local várias vezes ao dia. 

Nessa situação não há qualquer sintoma de alarme, pois o conteúdo da cavidade abdominal passa livremente para o interior do saco herniário e vice versa. O paciente refere apenas a presença de um abaulamento indolor na região inguinal direita (hérnia inguinal direita), esquerda (hérnia inguinal esquerda) ou em ambas as regiões (hérnia inguinal bilateral). Esse abaulamento geralmente aparece após os esforços físicos e é redutível com o repouso ou através de manobras manuais. 

A hérnia inguinal estrangulada ocorre quando o órgão que se protrui  através do colo herniário e não consegue retornar para a cavidade abdominal. Isso acontece aleatoriamente e o colo herniário exerce uma pressão sobre esse órgão que impede a circulação sanguínea e a oxigenação do mesmo. 

Então ocorre o aumento súbito do tamanho da hérnia e não é possível a sua redução para o interior da cavidade abdominal. Ocorre também dor intensa no local causada pela privação de oxigênio ao tecido estrangulado. Com isso, trata-se de uma emergência médica que requer tratamento cirúrgico imediato. 

SINTOMAS DE HÉRNIA INGUINAL ESTRANGULADA 

Os sintomas de uma hérnia inguinal estrangulada são a dor intensa, vermelhidão e sensibilidade na região da hérnia. 

Outros sintomas associados podem ser náuseas, vômitos, febre e uma sensação geral de mal estar. No caso desses sintomas, é importante o paciente consultar o médico imediatamente. Ele vai examinar a área, diagnosticar a condição e indicar o reparo cirúrgico imediato.  

TRATAMENTO

A cirurgia de emergência é o único tratamento disponível, mas ela deve ser realizada o mais rápido possível. Caso ocorra demora na sua realização ocorre necrose e ruptura do órgão estrangulado no interior da hérnia. Essa é uma situação de risco elevado para a vida e o reparo cirúrgico se torna mais complicado. Então, nas cirurgias realizadas rapidamente após o diagnóstico essa ruptura ainda não ocorreu e o risco cirúrgico é muito menor. 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta