Ao consultar um médico especialista, conforme os sintomas apresentados pelo paciente, poderá ser solicitada uma colonoscopia. Entenda o que é a colonoscopia e fique bem informado e preparado, caso precise realizar o exame.
Entenda o que é a colonoscopia
A colonoscopia é um exame de imagem feito através de um colonoscópio, que nada mais é que um tubo flexível com uma câmera especial e uma fonte de luz na extremidade.
O procedimento é realizado pela região anal e faz imagens de vídeo por toda a região do intestino grosso até a porção final do intestino delgado.
Existe um preparo para o exame?
Para poder ter uma visualização de toda a mucosa do intestino, é necessário fazer a uma limpeza removendo as fezes. Isso se inicia no mesmo dia ou no dia anterior ao exame. São utilizados laxantes e substâncias que causam diarreia para que todas as fezes sejam evacuadas. A parte principal desse processo dura em torno de quatro horas e é realizada na casa do paciente.
Como é realizada a colonoscopia?
O procedimento se inicia na introdução do colonoscópio, que é colocado no ânus, percorrendo pelo canal anal até chegar nos intestinos.
Além da possibilidade da visualização do intestino pelo médico, o colonoscópio possui um canal de trabalho por onde podem ser feitas biópsias e pequenos procedimentos como a retirada de pólipos.
A colonoscopia é realizada com o paciente sedado e deitado lateralmente, geralmente o tempo normal de duração do exame é de 30 minutos.
O exame é realizado por um especialista, um ou dois auxiliares de enfermagem e mais um médico anestesista.
Após o exame, o que acontece?
Depois do exame, o paciente fica em observação por mais ou menos 30 minutos, até o efeito da sedação passar.
Lembrando que é obrigatória a presença de um acompanhante para o paciente ser liberado. Após estar mais desperto, é recomendado que o indivíduo caminhe para ajudar a liberar o gás que está no interior do intestino e que foi insuflado durante o exame.
Quando será solicitado uma colonoscopia?
É indicado para todas as pessoas, independente do sexo, a partir dos 50 anos de idade, mesmo que assintomáticos. Sintomas como a presença de sangue nas fezes, diarreia persistente, emagrecimento sem causa aparente, dores abdominais também podem ser considerados pelo médico como uma indicação de colonoscopia. O exame poderá ser repetido dentro de seis meses, um ano, três anos ou cinco anos dependendo dos achados.
Lembre-se, para garantia de um exame tranquilo, escolha uma clínica com boas referências.
Gostou desse conteúdo? Então não perca semanalmente, posto conteúdos exclusivos.