Existem doenças do sistema digestivo que se tornam mais difíceis de serem tratadas se não forem diagnosticadas logo no início. A endoscopia é um dos principais procedimentos para a sua detecção. Por isso, entenda o que é a endoscopia digestiva alta.
Resumidamente, a endoscopia digestiva alta se refere a um procedimento que examina ao vivo imagens do esôfago, do estômago e do intestino, por meio de um tubo flexível fino com uma câmera e uma fonte de luz na sua ponta.
Para que serve a endoscopia digestiva alta?
Como já sabemos, a endoscopia é essencial para diagnosticar diversas doenças.
Através desse procedimento o médico consegue identificar, por exemplo, as gastrites, as inflamações, as duodenites, as úlceras, os sangramentos entre outros.
O exame também permite a realização de biópsias, resultando em um diagnóstico mais específico de diversas doenças como os tumores e a infecção pelo h. pylori.
Além disso, a endoscopia permite e realização de pequenos procedimentos para tratar diversas condições e a introdução de sondas no estômago para auxiliar a alimentação de pacientes incapacitados de comer.
Quais os casos indicados para fazer o procedimento
Geralmente a endoscopia é solicitada na presença de sintomas como, refluxo, dores na parte superior do abdômen, azia, vômitos, sangramentos digestivos, sensação de saciedade, dificuldade ou dor para engolir.
Como é realizado o exame?
Para iniciar, é preciso que o paciente esteja de jejum com oito horas de duração. Logo antes do procedimento são administrados medicamentos para promover uma sedação leve e um anestésico local é borrifado na garganta.
Um protetor bucal de plástico é posicionado entre os dentes do indivíduo, permitindo a passagem do endoscópio.
Lembrando que durante a duração do exame, o médico anestesista monitora a frequência cardíaca e respiratória e o nível de oxigenação do sangue. O exame dura em média 10 a 20 minutos e é realizado sem a necessidade de internação.
Após o exame, quando já acordado, o paciente pode voltar para casa, acompanhado de um responsável.
E você anda sentindo algum sintoma ou incômodo no seu sistema digestivo? Não deixe de procurar um especialista na área!