Você sabe quais as doenças do fígado, identificar os sintomas e os possíveis tratamentos? Acompanhe este artigo para conhecer as principais doenças, a melhor forma de prevenção e como evitar doenças do fígado.
Como evitar doenças do fígado?
O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. É a maior glândula do corpo, e o maior órgão maciço chegando a pesar cerca de 1,5kg.
Com coloração vermelho-escuro, funciona tanto como uma glândula exócrina, liberando secreções digestivas, como uma glândula endócrina, que libera secreções no sangue ou nos vasos linfáticos.
O fígado tem diversas funções no organismo, entre elas:
- metabolizar a glicose e proteínas;
- metabolizar os medicamentos e as toxinas;
- produzir a bile;
- sintetizar e armazenar vitaminas A, B12, D, E, K e ferro;
- síntese do colesterol;
- converter a amônia em ureia;
- desintoxicar o organismo;
- emulsificar as gorduras no processo digestivo;
- na gestação, é o principal responsável pela produção de eritrócitos;
- reciclagem de hormônios;
- produzir diversas substâncias relacionadas à coagulação sanguínea.
Quando algumas destas funções não estão funcionando bem, o organismo apresenta alguns sintomas que devem ser investigados, como barriga inchada (barriga d’água), um aspecto amarelado na pele e nos olhos (icterícia) e a urina escura.
As doenças do fígado, também chamadas de hepatopatias, são causadas por diversos fatores, sendo os mais comuns as infecções pelos vírus das hepatites B e C. As doenças do fígado costumam ser silenciosas, apresentando sintomas somente em estágios mais graves.
Após a investigação adequada dos sintomas, os diagnósticos mais comuns são:
- Hepatites virais
- Hepatites medicamentosas
- Hepatites alcoólicas
- Esteatose Hepática
- Icterícia Obstrutiva
- Cirrose
- Câncer no fígado
A doença mais comum é a Hepatite, que consiste, basicamente, na inflamação dos tecidos do fígado por um vírus, medicamento ou bebida alcoólica.
Cuidados de higiene
A hepatite pelo vírus do tipo A é transmitida pela via fecal-oral. Ou seja, o vírus está presente nas fezes das pessoas contaminadas e pode contaminar os alimentos e a água. Por isso a importância com a higiene antes das refeições, a cocção adequada e a lavagem dos alimentos antes do preparo. Durante o verão, é importante evitar banhos em rios, lagos e praias contaminadas. O saneamento básico é uma importante medida para a prevenção da transmissão da hepatite A.
Vida saudável e atividades físicas
Prevenir doenças do fígado passa por ter um estilo de vida saudável, que envolva boa alimentação, e hábitos regulares da prática de atividade física. A obesidade deve ser combatida, pois frequentemente está associada à esteatose hepática.
Tabagismo, consumo de álcool e alimentação rica em alimentos processados e gordurosos contribuem para favorecer o aparecimento destas doenças.
O uso prolongado de medicamentos também pode ocasionar lesões silenciosas no fígado, sendo muito prejudicial ao bom funcionamento do organismo.
Transmissão por via sexual
Outra forma importante de evitar doenças do fígado está relacionada ao cuidado e uso de preservativos nas relações sexuais. As hepatites pelos vírus do tipo B e C podem ser transmitidas pela via sexual, através de fluidos corporais infectados.
Quer saber mais sobre doenças do fígado? Acesse meu Blog e confira outros artigos relacionados a este assunto