Confira as informações que reunimos neste artigo sobre os tipos de cirurgia para hemorroida e o pós-operatório. As Hemorroidas são veias dilatadas que aparecem na região anal. Elas podem gerar desconforto e sangramento. Geralmente são causadas por fatores genéticos associados a uma alimentação pobre em fibras, esforço durante as evacuações, prisão de ventre ou gravidez.
Existem alguns tipos de cirurgia que podem ser recomendadas dependendo do tipo de hemorroida, sendo a mais comum delas a hemorroidectomia.
Continue a leitura para saber quais os Tipos de Cirurgia para Hemorroida e o Pós-Operatório.
Tipos de Cirurgia para Hemorroida
Existem várias técnicas para remover as hemorroidas, algumas menos invasivas do que outras, são elas:
- Hemorroidectomia: A hemorroidectomia é a cirurgia mais comum e consiste em remover os mamilos hemorroidários principais e os secundários, respeitando sempre a manutenção de pontes cutâneo-mucosas adequadas. Essa técnica tem efeito duradouro e apresenta excelente resultado funcional e estético. Este procedimento tem uma duração média de 45 minutos e é realizado no centro cirúrgico.
- Técnica por THD/ Endo Pex: Esta cirurgia é feita sem cortes, em que o médico utiliza um aparelho de ultrassom para identificar os vasos que levam o sangue às hemorróidas. Depois de identificados esses vasos, a circulação de sangue é interrompida pela sutura da artéria. O resultado máximo é observado após seis a oito semanas da cirurgia. Apesar do excelente resultado imediato pelo fechamento dos vasos sanguíneos das hemorroidas, haverá um processo de cicatrização no local com o passar do tempo.
- Técnica PPH: A técnica por PPH permite fixar as hemorroidas em sua posição original, através do uso de grampos especiais de titânio. Este procedimento não necessita suturas, tem um tempo de recuperação rápido e é feito em hemorróidas internas de graus II e III. Esta técnica consiste na remoção do excesso de tecidos acima das hemorroidas. Ela promove o fechamento dos vasos sanguíneos dilatados, ao mesmo tempo em que traciona o tecido hemorroidário exteriorizado novamente para dentro do reto.
Além dessas cirurgias, também existem:
- Ligadura elástica: Consiste em posicionar anéis elásticos ao redor dos mamilos hemorroidários. Isso causa uma necrose local controlada e o seu desprendimento. O procedimento é realizado no próprio consultório e é totalmente indolor, pois está indicado somente para as hemorroidas internas, em uma região sem sensibilidade dolorosa.
- Escleroterapia: Consiste na aplicação de uma solução de glicose para causar a necrose, retração e cicatrização dos tecidos afetados pelas hemorroidas.
- Crioterapia: Técnica semelhante à da Escleroterapia, onde se utiliza o nitrogênio líquido para causar a necrose e retração do tecido hemorroidário.
O Pós-Operatório da Cirurgia
Os cuidados pós-operatórios são muito importantes para uma boa e rápida recuperação.
- Evitar o uso de papel higiênico, dando preferência, se possível, ao uso de ducha higiênica ou lenços umedecidos após evacuar;
- Evitar passar muito tempo sentado no vaso sanitário;
- Banhos quentes de assento são indicados para o controle da dor e podem proporcionar mais conforto ao paciente no pós-operatório. Recomenda-se que sejam utilizados diversas vezes ao dia;
- A ingestão de líquido deve ser abundante, em torno de dois litros por dia.
Alguns médicos podem recomendar o uso de laxantes leves, pois o paciente pode resistir a ir ao banheiro, e o endurecimento das fezes pode causar grandes desconfortos durante a recuperação e devem, portanto, ser evitados.
Quer obter mais informações sobre hemorroidas? Acesse o Blog e veja mais conteúdos.