Os termos cirurgia aberta ou cirurgia laparoscópica se referem especificamente à via de acesso utilizada para realizar uma cirurgia. Mas quais as diferenças entre cirurgia aberta e laparoscópica? Continue a leitura e saiba mais!
Diferenças entre cirurgia aberta e laparoscópica
Vamos entender então as diferenças entre cirurgia aberta e laparoscópica. Na via aberta é realizada uma incisão cirúrgica convencional para realizar o procedimento. Habitualmente, essa incisão apresenta um comprimento expressivo.
Já na cirurgia laparoscópica, são feitos pequenos orifícios onde são introduzidos os instrumentos que irão fazer o mesmo procedimento internamente.
A cirurgia laparoscópica pode ser realizada na grande maioria dos pacientes, sendo o resultado clínico bastante positivo, uma vez que o tempo de internação e a recuperação do paciente são bem mais rápidos, se comparados à cirurgia aberta.
A cirurgia aberta
É a via de acesso mais tradicional, ainda muito utilizada, e que depende de pouca tecnologia para ser executada.
Na maioria dos casos, os pacientes que se submetem a este tipo de cirurgia precisam de maior tempo de internação e de recuperação pós-operatória.
A Cirurgia Laparoscópica
A laparoscopia é um procedimento mais avançado do que a cirurgia aberta. No Brasil, começou a ser realizada há cerca de 35 anos e hoje é considerada padrão-ouro em grande parte dos procedimentos cirúrgicos.
Neste tipo de cirurgia, são necessários equipamentos com tecnologia avançada, como câmeras, monitores, insufladores de CO2, pinças especiais, instrumentos de coagulação por ultrassom, etc.
Normalmente são feitas pequenas incisões no abdômen que variam de 5 a 15 milímetros. Nessas pequenas incisões, são introduzidas cânulas especiais, ou trocáteres, por onde passam as pinças para a realização do procedimento.
Na cirurgia laparoscópica o paciente tem alta hospitalar mais precoce e é liberado para retomar as suas atividades habituais em menor tempo.
As vantagens das cirurgias aberta e laparoscópica
Na grande maioria dos casos, a cirurgia laparoscópica apresenta inúmeras vantagens em relação à via aberta.
O procedimento laparoscópico é considerado minimamente invasivo, tem menor risco cirúrgico, menor possibilidade de infecções, hérnias e hemorragia. A recuperação é mais rápida, a dor pós- cirúrgica é de menor intensidade e as cicatrizes cirúrgicas são mais adequadas do ponto de vista estético. Recentemente, a via laparoscópica permite ainda a utilização da plataforma robótica para a realização das cirurgias.
Em geral, se caracteriza como um procedimento seguro, tendo muito sucesso na grande maioria dos casos.
Quer saber mais sobre cirurgias do aparelho digestivo? Acesse meu blog e saiba mais.