Cálculo Biliar: fatores de risco e sintomas
Cálculo biliar

Cálculo Biliar: fatores de risco e sintomas

Hoje vamos falar um pouco sobre o cálculo biliar, os fatores de risco e seus sintomas. A maioria dos distúrbios causados na vesícula biliar é provocada por cálculos, para entender mais um pouco continue a leitura

 

O que é a bile?

 

Para entender melhor o assunto, precisamos responder essa pergunta. A bile é uma secreção produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. 

 

É composta por diversas substâncias, sendo as principais: água, sais biliares, colesterol e bilirrubina. Possui importantes funções, sendo essencial para a digestão e absorção de gorduras e algumas vitaminas.

 

O que é o Cálculo biliar ?

 

 Cálculo é o termo médico utilizado para denominar uma “pedra”, nesse caso alojada no interior da vesícula biliar. 

 

De acordo com pesquisas recentes, nos Estados Unidos, cerca de 20% das pessoas com mais de 65 anos e cerca de 10% de todos os adultos apresentam cálculos biliares. 

 

Quando o fígado do ser humano secreta colesterol em excesso, a bile fica saturada de cristais dessa substância. Esses cristais microscópicos se acumulam na vesícula biliar, se agrupam e formam cálculos biliares. Importante ressaltar que essa condição não apresenta relação com os níveis de colesterol no sangue. 

 

Primeiros sintomas de um cálculo biliar ?

 

Boa parte das pessoas que apresentam cálculo biliar não demonstram desconforto ou dor alguma. 

 

No entanto, podem apresentar dor, frequentemente localizada no quadrante superior direito do abdômen, logo abaixo das costelas. Essa dor ocorre quando os cálculos tentam sair da vesícula e causam obstrução do ducto que esvazia a mesma. 

 

Quais os fatores de risco de um cálculo biliar  ?

 

  • Idade avançada;
  • Obesidade;
  • Sexo feminino;
  • Perda de peso brusca;
  • Dieta ocidental típica;
  • Predisposição  e histórico familiar de cálculos

 

Como tratar o cálculo biliar  ?

 

O tratamento dos cálculos biliares é eminentemente cirúrgico. Esse procedimento é realizado atualmente pela laparoscopia, um método que permite a extração da vesícula biliar e dos cálculos através de pequenas incisões no abdômen e com o auxílio de uma microcâmera de vídeo.

 

 A cirurgia tradicional, pela via aberta, é muito pouco utilizada atualmente. Isso pode ocorrer nos casos em que os cálculos causaram alguma complicação grave. 

 

Para mais informações acesse o site. 

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta