Hérnia incisional. O que é?

Hérnia incisional. O que é?

Introdução

A hérnia incisional é aquela que ocorre na cicatriz de uma cirurgia. Em síntese, quando realizamos uma cirurgia, a parede abdominal é aberta por planos. Ou seja, o cirurgião abre várias camadas de tecidos que compõem a parede abdominal. Após a finalização do procedimento, o cirurgião fecha (costura) a parede abdominal. Em outras palavras, fecha individualmente cada plano que compõe a parede abdominal. O plano mais importante é a aponeurose. Ela é um tecido fibroso firmemente aderido à musculatura do abdômen.

O que é uma hérnia

Hérnia é a protrusão de uma víscera através de um orifício ou um defeito. Normalmente, esse orifício ou defeito está localizado na musculatura da parede abdominal. Ele pode ser congênito ou adquirido. Em síntese, um defeito congênito nasce com a pessoa. Um defeito adquirido ocorre com o tempo. Nesse caso, a causa é a fraqueza da musculatura devido à idade, cirurgias prévias, doenças, etc. Os esforços físicos também são importantes.

O que é uma hérnia incisional

A hérnia incisional ocorre em um defeito ou orifício adquirido. Em suma, ela ocorre após a deiscência da sutura da aponeurose após o fechamento da incisão de uma cirurgia. Em outras palavras, deiscência significa a abertura espontânea dos pontos. Existem diversos fatores de risco para isso, como: diabetes, doenças pulmonares, obesidade,  etc. Recentemente publicamos um artigo científico a respeito de hérnia incisional após cirurgia para obesidade. Da mesma forma, uma técnica cirúrgica adequada também é importante. Em seguida, forma-se um orifício ou defeito na musculatura e ocorre a protrusão de uma víscera através desse orifício. Importante ressaltar que os outros planos fechados na parede abdominal permanecem íntegros. Ou seja, a gordura e a pele permanecem fechados. Durante o exame, a hérnia aparece como um abaulamento na pele. Esse abaulamento aumenta aos esforços, bem como reduz de tamanho ao se deitar. O tratamento é imperativo. Isso será discutido na próxima postagem.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta