Exercício e Cirurgia

Exercício e Cirurgia

Todos sabemos que a prática de exercícios físicos é fundamental para a manutenção de uma boa saúde. Nesse sentido, há melhora do funcionamento dos sistemas cardiovascular, músculo-esquelético, pulmonar e imunológico. Logo, isso é muito importante nos pacientes com necessidade de realizar uma cirurgia. No entanto, a recomendação é diferente no período que antecede em relação ao período após o procedimento. Diversos fatores individuais também devem ser levados em conta.

Exercício antes da cirurgia

Recomenda-se a prática de exercícios físicos para todos os pacientes antes de uma cirurgia. Entretanto, deve-se respeitar as limitações individuais. Essas limitações são causadas pela doença a ser operada ou por outras comorbidades e mesmo pela idade. Assim sendo, encontramos desde atletas de alto nível até pessoas idosas e com grandes limitações. Importante ressaltar que nesses, a realização de atividades físicas que permitam pelo menos a independência para realizar atividades cotidianas já proporciona um impacto positivo significativo. Existem diversos escores de risco cirúrgico na literatura médica que levam em conta essa questão. Além disso, também devemos ressaltar a importância da orientação realizada por um profissional qualificado e mesmo o resultado dos exames da avaliação pré-operatória.

Exercício após a cirurgia

A princípio, um cirurgia gera limitações físicas que impedem a realização de atividades físicas. No entanto, a evolução das técnicas operatórias permite rápida recuperação. Na grande maioria das cirurgias realizadas pela via laparoscópica e pela robótica, pode-se iniciar os exercícios após um período de 30 dias de repouso. Ao contrário, nas cirurgias de hérnia da parede abdominal, o período mínimo é de 60 e mesmo 90 dias. Isso ocorre mesmo nas cirurgias robóticas e pela via laparoscópica devido ao risco de recidiva da hérnia. Em situações mais graves, como nos casos de pacientes operados por neoplasia ou transplantes, o período pode ser ainda maior. Então, a decisão nesses casos é individual.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta