Prevenção do câncer colorretal
Prevenção do câncer colorretal

Prevenção do câncer colorretal

Introdução

A prevenção do câncer colorretal é bastante eficiente. Essa doença também é conhecida como câncer de cólon. É um tipo de câncer que afeta o cólon e o reto (intestino grosso). É o terceiro tipo mais comumente diagnosticado no mundo e a segunda causa principal de mortes por câncer nos Estados Unidos. No entanto, existem várias maneiras de prevenir e reduzir o risco de desenvolver câncer colorretal.

Prevenção

Uma das maneiras mais eficazes de prevenir o câncer colorretal é através de exames regulares. Dessa forma, a Sociedade Americana de Câncer recomenda que indivíduos com risco médio de câncer colorretal comecem a fazer exames aos 45 anos de idade e aqueles com alto risco (como aqueles com histórico familiar da doença) comecem mais cedo. Os métodos de exame incluem colonoscopia, testes de fezes e exames de imagem.

Outro passo importante na prevenção do câncer colorretal é manter uma dieta saudável. Por exemplo, comer uma dieta rica em frutas e vegetais e pobre em carnes vermelhas e processadas pode reduzir o risco de câncer colorretal. Além disso, manter um peso saudável e se manter ativo fisicamente também pode reduzir o risco de desenvolver a doença.

Fumar e consumir álcool em excesso também são fatores de risco para câncer colorretal. Deixar de fumar e limitar o consumo de álcool podem diminuir significativamente o risco de desenvolver a doença.

Também é importante estar ciente de quaisquer sintomas potenciais de câncer colorretal, como mudanças nos hábitos intestinais, sangramento retal e dor abdominal. Se algum desses sintomas estiver presente, é importante procurar um profissional de saúde para avaliação adicional.

Resumo

O câncer colorretal é uma doença séria, mas existem várias medidas que podem ser tomadas para prevenir e reduzir o risco de desenvolvê-lo. Exames regulares, uma dieta saudável, atividade física regular, evitar fumar e consumir álcool em excesso e estar ciente de quaisquer sintomas potenciais são todos passos importantes na prevenção do câncer colorretal. Além disso, se você tiver alguma preocupação, é sempre melhor consultar um profissional de saúde.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta