Gastro é cirurgião?
Gastro é Cirurgião

Gastro é cirurgião?

Introdução

Gastro é cirurgião? Antes de mais nada, essa é uma dúvida muito frequente dos pacientes. Mais do que isso, frequentemente os pacientes agendam uma consulta com o especialista incorreto em virtude dessa confusão. Isso gera perda de tempo e despesas desnecessárias. Essa postagem visa esclarecer essa questão.

Gastro

Gastro é a abreviatura popular utilizada para o gastroenterologista. Dessa forma, o gastroenterologista atua na especialidade médica conhecida como Gastroenterologia. Essa é uma especialidade clínica. Ou seja, os gastroenterologistas não realizam cirurgias. Em primeiro lugar, para se obter o título de gastroenterologista, é necessário cursar inicialmente a especialidade de Clínica Médica. Ela também é popularmente conhecida como Clínica Geral. Essa formação dura em média dois anos. Após esses dois anos é necessário cursar mais dois anos na especialidade de Gastroenterologia. Assim, os gastroenterologistas atuam em doenças como: o refluxo, as úlceras do estômago, a gastrite, as doenças do fígado, como a hepatite, as doenças do pâncreas e dos intestinos, como as diarreias agudas e crônicas.

Cirurgião

Nesse caso em questão, a confusão é em relação aos cirurgiões do aparelho digestivo. De maneira semelhante, esses profissionais atuam na especialidade de Cirurgia do Aparelho Digestivo. Ela é muito diferente da Gastroenterologia. A princípio, para a obtenção do título dessa especialidade, é necessário cursar dois ou três anos de Cirurgia Geral. Finalmente, mais dois anos de Cirurgia do Aparelho Digestivo. Dessa forma, o médico está habilitado a trabalhar nessa especialidade. Em síntese, os Cirurgiões do Aparelho Digestivo atuam em doenças como: os diversos tipos de câncer, pedra na vesícula, as hérnias da parede abdominal, as hérnias de hiato, os transplantes, especialmente o transplante de fígado, a apendicite aguda, etc. Ou seja, como o próprio nome já diz, trata-se de uma especialidade cirúrgica.

Antes de agendar uma consulta verifique qual especialidade é necessária. Em caso de dúvida, pergunte para a secretária ou para o próprio médico.

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta