Introdução
Existem diversos tipos de anestesia. Logo, esse é um assunto muito importante no planejamento de uma cirurgia. Em síntese, são três os principais tipos de anestesia: a geral, o bloqueio raquimedular e a local ou locorregional. A princípio, a determinação do tipo de anestesia necessária a determinada cirurgia faz parte da avaliação pré-operatória. Nas próximas postagens abordaremos diversos assuntos relacionados à anestesia. A seguir, os principais aspectos dos diversos tipos.
Anestesia geral
Na anestesia geral o paciente fica totalmente inconsciente. O nível de sedação é tão profundo que compromete algumas funções do centro respiratório no cérebro. Dessa forma, existe a necessidade de intubação e ventilação mecânica com o auxílio de um aparelho ventilador. A percepção do paciente vai até a punção venosa e a administração de um indutor do sono. Ou seja, realiza-se o processo de intubação bem como todo o procedimento cirúrgico após a perda de consciência. Na anestesia geral utiliza-se também outros medicamentos, como: sedativos, relaxantes musculares e analgésicos. É um tipo de anestesia reservado para as cirurgias de maior porte.
Bloqueio raquimedular
É um tipo de anestesia reservado para cirurgias de porte médio. De forma geral, inicia-se com a punção venosa seguida de um sedativo leve. O paciente fica na posição sentada ou em decúbito lateral e um anestésico local é infiltrado na pele e nos tecidos profundos ao nível da coluna. Na sequência, utiliza-se uma agulha mais comprida que penetra nos tecidos ao redor da medula espinhal. A seguir, infiltra-se um anestésico nesse local. Em geral, esse tipo de anestesia promove a perda da sensibilidade para a dor da cintura para baixo.
Anestesia local ou locorregional
Esse é o tipo de anestesia mais simples, reservado para cirurgias de pequeno porte. Em primeiro lugar, o anestésico é infiltrado no local da cirurgia. Na sequência, ele promove a perda da sensibilidade para a dor nesse local. Isso dura de uma até três horas. Pode-se realizar também esse procedimento nos tecidos próximos a um nervo. Dessa forma, toda a área inervada por ele perde a sensibilidade para a dor. Esse tipo de anestesia chama-se locorregional.