Transplante de Fígado e Cirrose Hepática
Anatomia do Fígado
O fígado é um dos maiores órgãos da cavidade abdominal e o maior órgão sólido do organismo. A maior parte dele fica localizada na porção superior direita do abdômen abaixo das costelas.
Quais as funções do fígado?
O fígado é um dos órgãos mais importantes do organismo. Ele realiza diversas funções. As principais são: o controle do metabolismo, a produção de energia a partir dos alimentos, a produção de sucos digestivos como a bile e a produção de proteínas como os fatores de coagulação. Assim sendo, exames que medem a coagulação do sangue, como o TAP, são utilizados para avaliar o funcionamento do fígado.
Quais doenças são tratadas por um transplante de fígado?
As principais doenças que necessitam de tratamento através de um transplante de fígado são a cirrose hepática e a cirrose hepática associada a um câncer de fígado.
Por isso mesmo, leia mais sobre em nosso artigo completo!
O que é a Cirrose Hepática?
Na cirrose hepática ocorre a formação de grande quantidade de tecido cicatrical (fibrose) no fígado. Essa fibrose aumenta progressivamente e vai substituindo o tecido hepático normal. Isso cria um aspecto nodular no órgão.
Ainda com dúvidas? Acessa a matéria completa!
Diagnóstico da Cirrose Hepática
Portanto, o diagnóstico é realizado através de exames de imagem como a ultrassonografia do abdômen, a tomografia, a ressonância magnética e a endoscopia. Assim, exames de sangue são utilizados para o diagnóstico e também para avaliar o grau de funcionamento do fígado. Em alguns casos a biópsia do fígado é necessária.
Cirrose Hepática e Câncer de Fígado
Em 70% a 80% dos casos de câncer primário no fígado existe concomitantemente a cirrose hepática. Esse tipo de tumor é chamado de carcinoma hepatocelular e a cirrose é um importante fator de risco para o seu desenvolvimento.
Continue lendo a nossa matéria!
Tratamento da Cirrose
A cirrose hepática não tem cura. Portanto, os medicamentos disponíveis atualmente não fazem a cirrose desaparecer do organismo. Inicialmente, o principal objetivo é a prevenção da cirrose.
Transplante de Fígado na Cirrose
O transplante de fígado é a única alternativa de tratamento para os pacientes portadores de cirrose em estágio mais avançado. Nessa situação o risco da doença é muito elevado. Quanto maior o grau da cirrose, maior é a mortalidade.
Leia completo sobre esse assunto!
Transplante de Fígado na Cirrose com Câncer
Os pacientes portadores de cirrose e câncer de fígado concomitante devem ser avaliados de maneira diferente em relação aos que apresentam exclusivamente a cirrose. Esse é um assunto extremamente difícil e tentaremos explicar de maneira bastante simplificada.
Então, gostou do assunto, mas ainda tem dúvidas? Leia completo!
Avaliação Pré-operatória para Transplante de Fígado
Inicialmente os pacientes são avaliados pelo médico para determinar se o transplante realmente é necessário. Esse médico pode ser um clínico geral, um gastroenterologista, um hepatologista ou um cirurgião especializado em transplante.
Esse assunto ainda te deixa com dúvidas? Então, leia completo em nossa matéria!
Como é a lista de espera para transplante de fígado no estado do Paraná e no Brasil?
O Estado do Paraná é um dos que apresentou maior captação de órgãos para transplante no Brasil nos últimos anos. Isso é fruto de bastante dedicação e eficiência da Central de Transplantes do estado.
Continue lendo!
Quem Pode Ser Doador de Órgãos?
Existem dois tipos de doadores: o doador falecido e o doador vivo. No Brasil a grande maioria dos doadores são falecidos. Os doadores vivos estão praticamente restritos aos transplantes em crianças.
Continue lendo!
Como é Feita a Doação de Órgãos?
Os potenciais doadores de órgãos são identificados pelos médicos que trabalham nas UTIs em que esses pacientes estão internados. A partir do momento que se identifica a morte cerebral um protocolo de doação de órgãos é iniciado.
Continue lendo!
Como é Feita a Captação de Órgãos?
Após a confirmação da doação, a Central de Transplantes do Estado do Paraná entra em contato com a equipe de transplante responsável pelo paciente em primeiro lugar na lista de espera. Importante ressaltar que a equipe de transplante não exerce qualquer papel no processo de doação.
Continue lendo!
Como é feito o Transplante de Fígado?
Atualmente, o transplante de fígado é considerado uma das cirurgias mais complexas do ponto de vista técnico. Esse fato é devido principalmente à cirrose hepática e as repercussões que ela causa no organismo. Assim sendo, os pacientes cirróticos apresentam hipertensão portal e deficiência na coagulação do sangue.
Leia mais sobre!
Riscos do Transplante de Fígado
Qualquer cirurgia apresenta risco. Devido ao porte da cirurgia de transplante e à precária condição de saúde dos pacientes, o risco é bastante significativo.
Continue lendo!
Resultados do Transplante de Fígado
Apesar de ser uma cirurgia de grande porte e não ser isentas de riscos os resultados do transplante de fígado são muito bons. Portando, essa avaliação sempre deve ser feita em comparação com o risco da doença que indicou a necessidade do transplante.
Continue lendo!
Cuidados Pós-operatórios no Transplante de Fígado
O transplante de fígado apresenta muitas particularidades no período pós-operatório em relação às outras cirurgias. Isso se deve ao comprometimento da saúde no pré-operatório, ao grande porte do procedimento e à necessidade de imunossupressão para evitar a rejeição do órgão.
Se interessou por esse conteúdo? Continue lendo em nosso blog!
Rejeição no Transplante de Fígado
Os medicamentos modernos utilizados para a prevenção da rejeição são muito eficientes. No entanto, mesmo que o paciente seja bastante disciplinado em relação às orientações médicas, a rejeição do órgão transplantado pode ocorrer.
Finalize sua leitura em nosso blog! A matéria completa está disponível lá.