Hérnia de hiato é um tipo de hérnia diafragmática. Na hérnia de hiato ocorre a protusão de uma víscera abdominal através do hiato esofágico.
A víscera mais comum é o estômago. Como já comentado, o hiato esofágico é a abertura natural do diafragma por onde passa o esôfago.
São três os tipos de hérnia de hiato: as hérnias de deslizamento ou tipo I, as hérnias paraesofágicas ou tipo II e as hérnias mistas ou tipo III.
Certamente, para diferenciarmos essas hérnias devemos entender de maneira resumida como funciona o esôfago e o estômago.
O esôfago é um órgão com formato tubular localizado no tórax e serve somente para a condução do alimento. Ademais, o estômago tem o formato de uma bolsa e serve para armazenar o alimento e iniciar o processo de digestão através da produção de ácido e outras secreções digestivas.
Logo, no estômago existe grande quantidade de ácido e isso é benéfico e necessário para o processo normal de digestão. O estômago tem a capacidade de resistir a essa acidez e às outras secreções digestivas sem maiores problemas.
Já o esôfago não tem essa capacidade. O alimento engolido e misturado ao conteúdo do estômago não pode refluir, ou seja, voltar para o esôfago.
Quer saber mais sobre hérnia de hiato? Consulte já nossa matéria!