Existem vários tipos de hérnias da parede abdominal de acordo com o local em que o defeito na musculatura.
Elas são facilmente perceptíveis pelo paciente. Ou seja, existem outros tipos de hérnias que não as da parede abdominal. Entre elas estão as hérnias diafragmáticas que incluem a hérnia de hiato.
O diafragma é um músculo interno que separa a cavidade torácica, que contém os pulmões e o coração, da cavidade abdominal. Então, nesse texto não iremos comentar sobre a hérnia de hiato e as outras hérnias diafragmáticas.
Tipos de Hérnias da parede abdominal
Os tipos de hérnias mais comuns são as inguinais e as femorais, que ocorrem na região da virilha tanto no lado esquerdo quanto no lado direito.
As hérnias inguinais são localizadas um pouco acima na virilha em relação às hérnias femorais. Aliás, o defeito na musculatura que ocorre nas hérnias inguinais está localizado no canal inguinal.
Nos homens, passam através desse canal todos vasos sanguíneos, nervos e outros elementos importantes que se destinam ao testículo.
Nas mulheres, passam algumas estruturas que dão sustentação ao útero. As hérnias femorais estão localizadas um pouco mais abaixo na região da virilha.
O defeito na musculatura que ocorre nas hérnias femorais está localizado no canal femoral, localizado nas proximidades dos vasos sanguíneos e nervos que se destinam às pernas.
Afinal, também são comuns as hérnias umbilicais e as hérnias incisionais. Nas hérnias umbilicais o defeito na musculatura é causado pela fraqueza dos tecidos no local da cicatriz umbilical.
Nas hérnias incisionais o defeito na musculatura é causado pela fraqueza dos tecidos no local da cicatriz de uma incisão cirúrgica prévia.
Além disso, existem ainda as hérnias epigástricas, a hérnia de Spiegel, a hérnia de Littré, a hérnia de Richter, as hérnias lombares e outros tipos bem mais raros.
Se interesse mais pelo assunto lendo o texto completo!