Existem diversas modalidades de tratamento para hemorroidas. Nos quadros iniciais, quando o paciente é assintomático ou os sintomas são mínimos, o tratamento tem como objetivo fornecer conforto e evitar que as hemorroidas progridam.
Aliás, o principal fator a ser tratado é a obstipação intestinal. Dessa forma, devem ser observados cuidados com a alimentação, especialmente em relação à ingestão de alimentos que contêm fibras, como as frutas, as verduras e os cereais. Portanto, recomenda-se pelo menos cinco porções desses alimentos por dia.
Tratamento para Hemorroidas | Alimentação
Uma porção representa o volume aproximado de uma xícara de chá. Também é muito importante a ingestão de aproximadamente dois litros de líquido por dia e a realização de exercícios físicos. A maneira mais apropriada é através de uma ducha.
Contudo, o papel higiênico deve ser usado somente para secar a região do ânus. Deve-se evitar esfregar o papel nesse local. Esse tipo de movimento pode gerar pequenas lacerações e sangramento nas hemorroidas.
Todavia, nos casos mais avançados, é necessário um tratamento mais invasivo. As modalidades de tratamento mais comuns são a cirurgia, a escleroterapia e a ligadura elástica.
A ligadura elástica é utilizada somente nas hemorroidas internas, especialmente naquelas que apresentam episódios de sangramento recorrente ou prolapso. Pequenos elásticos circulares são posicionados ao redor das hemorroidas.
Assim, a pressão exercida por esses elásticos impede o aporte de sangue e de oxigênio para as mesmas. Elas sofrem um processo de necrose, se desprendem do canal anal e na sequência o organismo promove a cicatrização desse local.
Quer saber mais sobre tratamento para hemorroidas? Acesse nossa matéria!