Introdução
Acalásia significa a não abertura da cárdia. Ela é uma válvula localizada entre o esôfago e o estômago. Logo, a cárdia é muito importante. Em síntese, ela impede o refluxo do conteúdo do estômago para o esôfago.
Acalásia
Quando engolimos a comida, ela desce pelo esôfago. Na sequência, passa pela cárdia. Na presença de acalásia, a cárdia não abre corretamente nesse momento. Como consequência, o alimento para nesse local. Em seguida, ele se acumula no esôfago. Por outro lado, a acalásia é bem diferente do refluxo. Ou seja, no refluxo a válvula fica constantemente aberta. Dessa maneira, o conteúdo do estômago volta para o esôfago.
Causas
Em países desenvolvidos, não há uma causa definida. Em síntese, chamamos isso de causa idiopática. Ou seja, somente algumas teorias são postuladas. Em países subdesenvolvidos, a principal causa é a doença de Chagas. Nesses locais, a doença é conhecida também como megaesôfago. Como já comentado, ocorre o acúmulo de comida no interior do esôfago. Como consequência, ele dilata. Daí o nome megaesôfago. Em síntese, a doença de Chagas é uma infecção causada por um parasita. Ele é chamado de trypanosoma cruzi. O vetor desse parasita é um inseto conhecido como barbeiro. Eventualmente, ele está presente em casas de pau a pique. No Brasil temos uma situação curiosa. Nas regiões mais desenvolvidas, a causa principal é idiopática. Analogamente, nas regiões menos desenvolvidas, doença de Chagas.
No próximo post falaremos sobre as causas da acalásia.