Como está a saúde do seu sistema digestório? O nosso corpo sempre dá sinais de algo errado, então continue a leitura conheça algumas doenças do aparelho digestivo.
Sabemos que existem diversas doenças que acometem o aparelho digestivo, mas hoje iremos abordar apenas algumas delas, que são:
- Pancreatite;
- Úlcera gástrica;
- Hemorroida;
- Refluxo gastroesofágico.
Pancreatite
Pancreatite é umas das doenças do aparelho digestivo, sendo um termo que designa a inflamação do pâncreas. Este órgão é responsável por funções como a produção de algumas das enzimas essenciais para a digestão dos alimentos e a produção de hormônios como a insulina.
A pancreatite pode ser crônica ou aguda e existem dois fatores responsáveis pela maior parte dos casos, sendo:
- Cálculos na vesícula biliar: podem migrar para os canais biliares e causar obstrução do ducto que drena o pâncreas. É a causa mais frequente de pancreatite aguda;
- Uso excessivo de álcool: é a principal causa de pancreatite crônica.
A pancreatite aguda se manifesta por dor de aparecimento súbito, localizada na parte superior do abdômen e irradiada para a região dorsal, de forte intensidade.
No caso da pancreatite crônica, a maioria dos indivíduos apresentam dor abdominal persistente, contínua, com duração de semanas ou meses, embora existem casos assintomáticos. A dor pode intensificar, geralmente quando o paciente consome algum alimento, especialmente os mais gordurosos.
Úlcera Gástrica
Outra doença do aparelho digestivo é a úlcera gástrica, também conhecida como úlcera no estômago, é uma ferida que se desenvolve no tecido que cobre o estômago.
As principais causas são a infecção pela bactéria Helicobacter pylori, com isso o uso inadequado de medicamentos anti-inflamatórios e até mesmo o estresse.
Os sintomas dessa patologia são a dor de estômago associada a náuseas e vômitos, principalmente após as refeições. Geralmente, a presença de uma úlcera não é considerada uma situação grave.
O tratamento é bastante eficaz e é realizado através de medicamentos que inibem a produção de ácido clorídrico no estômago.
Hemorroida
Hemorroidas também faz parte do conjunto de algumas doenças do sistema digestivo. São dilatações anormais de veias localizadas na região anal. O principal sintoma é a percepção de um nódulo indolor na região do ânus. Podem estar associadas a prurido e a sangramento.
No caso de complicações, as hemorroidas podem apresentar dor intensa no local. O tratamento definitivo das hemorroidas é realizado através de cirurgia ou outras técnicas como a ligadura elástica.
Medidas como a utilização de pomadas locais, banhos de assento e outros medicamentos podem promover alívio sintomático somente.
Refluxo gastroesofágico
O refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago. Esse conteúdo estomacal é rico em ácido clorídrico e causa a inflamação do esôfago, conhecida como esofagite. Isso ocorre por uma falha na válvula existente na transição entre os dois órgãos.
O sintoma mais comum é a dor do tipo queimação localizada na região superior do abdômen e na região peitoral. Esse sintoma é popularmente chamado de azia. Também a percepção de ocorrência do refluxo.
Além disso, o paciente pode apresentar distensão abdominal, sensação de peso após as alimentações e náuseas. Os sintomas menos frequentes e chamados de atípicos são a tosse, o pigarro e o globus faringeus (sensação de bola na garganta).
O tratamento envolve o uso de medicamentos que vão diminuir a produção de ácido pelo estômago e ajudar a aliviar os sintomas. A reeducação alimentar é fundamental, especialmente se associada a perda de peso. Hábitos como o tabagismo devem ser interrompidos.
E você, vem sofrendo de algum desses distúrbios? Em caso afirmativo é essencial procurar a ajuda de um médico para que a situação não se agrave.
Por fim, lembre-se que visitar o médico regularmente é indispensável mesmo que você não apresente nenhum sintoma.