Alimentação pré-cirúrgica

Alimentação pré-cirúrgica: tudo que você precisa saber

Uma nutrição adequada é crucial para um estilo de vida de qualidade, conforto e segurança. Mas, a alimentação pré-cirúrgica é essencial para que o procedimento se articule corretamente.

Assim, prepara-se para a cirurgia requer um pouco de planejamento. Considere a alimentação pré-cirúrgica como semelhante a se preparar para uma maratona ou grande jogo. Você precisa se preparar o procedimento devido ao estresse criado em seu corpo.

E uma boa alimentação pré-cirúrgica pode te ajudar.

Alimentação pré-cirúrgica: tudo que você precisa saber

Quando você está prestes a fazer uma cirurgia, sua dieta pode ser a coisa mais distante da sua mente.

Mas, o que você come antes do procedimento pode ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente, por exemplo. Assim, separei esse tópico de hoje para discutir a alimentação pré-cirúrgica com alimentos cheios de todos os nutrientes que apoiam a cura e combatem as infecções.

Estima-se que grande parte dos pacientes hospitalizados para uma cirurgia esteja desnutridos ou com deficiência  nutricional ao entrarem para a sala cirúrgica. A desnutrição pode piorar ao longo da permanência dos pacientes devido ao aumento das necessidades relacionadas à sua doença, agravada pela baixa ingestão de alimentos ao decorrer de sua internação.

Você sabia que pacientes desnutridos são mais propensos a desenvolver infecções, perder massa muscular e ter estadias mais longos no hospital? Pois é…

Segundo a Organização Mundial  da Saúde, a definição correta para desnutrição é ”deficiências, excessos ou desequilíbrios” na ingestão de energia e nutrientes. Isso significa que, mesmo se você acha que está comendo bastante comida, se sua dieta é  rica em alimentos processados e desprovidos de nutrientes de qualidade , você pode estar desnutrido.

A otimização da sua nutrição antes da cirurgia melhora a imunidade, o que reduz o risco de infecção, fornece ao corpo os nutrientes necessários para apoiar a cicatrização dos tecidos e permite uma estadia hospitalar menos prolongada

Para o processo de cura

Antes de mais nada, a dica mais valiosa para a alimentação pré-cirúrgica é: se você estiver tomando suplementos nutricionais, incluindo vitamínicos ou herbais, informe o seu cirurgião.

Afinal, alguns destes suplementos interferem na coagulação do sangue e podem complicar a sua cirurgia.

Seu cirurgião pode sugerir que você se abstenha de usar seus suplementos nutricionais até depois do procedimento, por exemplo. Agora, falando um pouco mais na preparação de sua alimentação pré-cirúrgica, a dieta visa preencher o seu banco de nutrientes, por assim dizer.

Você deseja garantir que seu corpo tenha um suprimento adequado de todos os nutrientes necessários para ajudar a gerenciar o estresse que está prestes a sofrer com o procedimento cirúrgico.

A proteína é um dos alimentos mais importantes para comer antes da cirurgia, pois muitas vezes, é referida como o bloco de construção da vida porque é encontrada em todas as células, tecidos e órgãos do seu corpo. Os aminoácidos dos alimentos ricos em proteínas em sua dieta são usados para produzir sangue e tecidos, apoiando sua saúde imunológica.

O conselho é: procure pelo menos a dose diária recomendada de proteína, que é de 0,8 a 1 grama por kilograma de peso. Por exemplo, uma mulher de 60 kilogramas deve ingerir de 48 a 60 gramas de proteína por dia. Além disso, as vitaminas A, C e K e o zinco também promovem o processo de cicatrização e ajudam a prevenir infecções.

A Vitamina K também é importante e necessária para a coagulação do sangue.

A vitamina E é um antioxidante contra os radicais livres e previne o aparecimento de doenças. No entanto, é sugerido que você obtenha a vitamina E a partir dos alimentos, não um suplemento, pois dosagens muito altas  podem afetar a coagulação do sangue. Para ajudar a reconstituir  o sangue que você perde durante a cirurgia , seu corpo precisa de reservas adequadas de ferro.

Também é necessário obter cálcio e vitamina D suficientes para uma boa saúde e bem-estar geral. Como esses nutrientes desempenham um papel essencial na síntese  óssea, é essencial obter o suficiente em sua dieta antes da cirurgia como reserva.

Alimentação pré-cirúrgica | Dicas

Você não precisa seguir uma dieta complicada que exige que você acompanhe sua ingestão de nutrientes antes da cirurgia.

Em vez disso, concentre-se em comer de forma equilibrada e saudável, preenchendo sua dieta com uma variedade de alimentos de todos os grupos de alimentos. As melhores coisas para comer antes da cirurgia incluem:

• Proteínas saudáveis: peixe, frango, carne vermelha magra, ovos, feijão, soja, tofu, nozes;
  • Grãos: pão integral, arroz integral, quinoa;
  • Legumes: folhas verdes, cenoura, brócolis, batata doce, pimentão;
  • Frutas: frutas cítricas, morangos, maçãs, frutas, bananas, abacate;
  • Laticínios: leite, queijo, iogurte, alternativas enriquecidas com leite vegetal;
  • Gorduras saudáveis: azeite, abacate, nozes, sementes;

Assim, a melhor maneira de alimentar-se antes da cirurgia é ingerir 3-5 porções de fruta e legumes todos os dias, principalmente grãos integrais (arroz integral, quinoa) e incluir uma proteína em todas as refeições. Recomendo fazer da água a sua bebida favorita e beber de 2 à 5 litros por dia.

Você pode começar a fazer alterações em sua dieta assim que sua cirurgia for agenda. Ou seja, quanto mais cedo você começar, mais nutrientes serão repostos.