Você sabia que segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 41 mil novos casos de câncer de cólon e reto estavam previstos para serem diagnosticados em 2020? Continue a leitura e conheça os alimentos importantes na prevenção do câncer de intestino.
Como na maioria dos tumores, manter algumas condições insalubres, como o alcoolismo, o excesso de peso, o elevado consumo de alimentos processados, o tabagismo e o sedentarismo tem relação com essa patologia. A faixa etária mais afetada costuma ser a de pessoas com mais de 50 anos, especialmente se possuir histórico de câncer de intestino na família.
Alimentos importantes na prevenção do câncer de intestino
Nós sabemos que a alimentação é uma grande aliada contra o câncer colorretal. Consumindo alimentos de forma correta, cria-se uma proteção sobre o intestino humano. Saiba quais alimentos importantes na prevenção do câncer de intestino.
O consumo de 25g de fibras por dia seria o ideal, o que é facilmente encontrado em frutas, verduras, legumes e cereais. A dica é consumir diariamente três porções de frutas e duas de legumes, além de ter a opção de acrescentar um alimento integral, como o pão, a chia, o arroz, entre outros.
Os peixes também são importantes na prevenção de doenças e na manutenção de um intestino equilibrado, principalmente os ricos em ômega 3, como o atum, o salmão, a cavala e a sardinha. É recomendado o consumo pelo menos três vezes na semana.
Outros alimentos que auxiliam são as oleaginosas, como as nozes, o amendoim e as castanhas. Eles são um excelente complemento como fonte de nutrientes.
Para o preparo dos alimentos o ideal é o uso de temperos naturais, azeite de oliva, cúrcuma, alho, gengibre, entre outros. Eles aumentam a imunidade e melhoram o funcionamento do intestino.
Junto a isso, estimula-se o consumo de prebióticos e de probióticos, responsáveis por equilibrar a proliferação intestinal de microrganismos que contribuem para o bom funcionamento do metabolismo humano. Fazem parte desse grupo o leites e fórmulas lácteas, banana, cebola, alcachofra, cereais, bebidas fermentadas e iogurtes.
Diminua o consumo desses alimentos
Além dos alimentos indicados, posso citar aqui também os que não devem ser consumidos com frequência.
O excesso de gorduras, carnes vermelhas, embutidos, processados e refinados, aumentam o risco de câncer do intestino.
Também tabagismo e o abuso de bebidas alcoólicas são hábitos que precisam ser evitados, pois contribuem para a vulnerabilidade da saúde do corpo.
Apesar da alta ocorrência, esse tumor possui um elevado índice de cura quando descoberto em fase inicial. Sendo assim, bons hábitos alimentares, associados ao consumo de água e à prática de exercícios físicos auxiliam na prevenção do câncer.
Vale lembrar também que fazer visitas regulares ao médico é muito importante.
Gostou dessas dicas de hoje? Confira mais conteúdos exclusivos no meu blog!