O sistema digestivo é um dos mais importantes do corpo humano. Também chamado de sistema digestório ou gastro-intestinal (SGI), ele é responsável por todo o processamento e absorção dos nutrientes provenientes dos alimentos ingeridos, permitindo o bom funcionamento do organismo. Por isso é tão importante o conhecimento sobre a suas funções. Continue a leitura e saiba mais a respeito deste sistema.
Sistema Digestório, Digestivo ou Gastro-intestinal
O Sistema Digestório é constituído por diversos órgãos que permitem a condução e absorção de nutrientes provenientes dos alimentos e das bebidas ingeridos. Esse sistema se estende da boca até o ânus, sendo composto pelos seguintes órgãos:
- Boca;
- Esôfago;
- Estômago;
- Fígado;
- Pâncreas;
- Intestino delgado;
- Intestino grosso;
- Reto e ânus.
O Sistema Digestivo produz diversas enzimas que garantem o processamento correto dos alimentos, sendo as principais:
- Amilase salivar (ou ptialina): está presente na boca e é responsável pela digestão inicial do amido;
- Pepsina: é a principal enzima do estômago e é responsável pela degradação de proteínas;
- Lipase, tripsina e amilase: produzidas pelo pâncreas, promovem a digestão de lipídeos, carboidratos e proteínas.
- Sais biliares. Não são propriamente enzimas. São produzidos pelo fígado e participam da digestão das gorduras.
As funções do Sistema Digestivo
Constituído pelos diversos órgãos e enzimas que comentamos acima, o Sistema Digestivo desempenha as seguintes funções:
- Regula o metabolismo e o sistema imunológico;
- Promove a digestão de proteínas, carboidratos e lipídios dos alimentos e bebidas consumidos;
- Absorve líquidos e micronutrientes;
- Fornece uma barreira física e imunológica para microrganismos, corpos estranhos e antígenos consumidos com o alimento.
O passo-a-passo do alimento no sistema digestivo
O processo digestivo inicia ao levar o alimento à boca, e finaliza com a liberação das fezes, veja o passo-a-passo do alimento no organismo:
- Digestão na cavidade orofaríngea
O alimento é recebido pela boca, onde é triturado pelos dentes e misturado com a saliva, uma importante secreção para o auxílio da aglutinação dos pedaços menores de alimento, formando uma massa fácil de percorrer as demais partes do trato gastrointestinal.
Após a trituração, o alimento passa pela faringe e vai direto para o esôfago, onde é conduzido até o estômago através de movimentos peristálticos.
- Digestão no estômago
Ao chegar no estômago, o alimento é misturado ao suco gástrico, uma espécie de líquido que ajuda na transformação de proteínas em pequenos polipeptídeos, que posteriormente serão transformados em aminoácidos no intestino delgado.
- Digestão no intestino delgado
No intestino delgado o alimento, já inicialmente processado, recebe o suco pancreático e a secreção biliar proveniente do fígado. Essas secreções continuam o processo de digestão, transformando os alimentos em nutrientes mais fáceis de serem absorvidos.
É no intestino delgado onde os nutrientes vitais são absorvidos. Após a absorção de tudo que pode ser aproveitado pelo corpo, todo o resto da massa alimentar passa para o intestino grosso onde as fezes são formadas e posteriormente eliminadas pelo ânus.
Os cuidados
Após saber da importância do sistema digestivo no organismo, é de extrema importância manter os cuidados com a ingestão excessiva de alimentos que possam ser prejudiciais.
Havendo desconforto na região abdominal, é necessário observar e agendar uma consulta para verificar aonde está ocorrendo algum desequilíbrio.
Possui algum sintoma de desconforto abdominal? Agende uma consulta com o Dr. Alexandre Coutinho e garanta seu bem-estar.