Bridas Intestinais, como são formadas?
Bridas Intestinais | Como são formadas?

Bridas Intestinais, como são formadas?

Bridas Intestinais, como são formadas? As bridas são cordões de cicatriz e tecido fibroso que se formam após uma operação  abdominal.

Bridas Intestinais, como são formadas?

Ocorrem principalmente devido à manipulação de órgãos durante o procedimento, contato com luvas cirúrgicas, gaze, compressão de tecido ou diminuição do fluxo sanguíneo durante a cauterização e suturas.

No entanto, estão se tornando cada vez menos comuns devido às novas tecnologias  e melhores materiais para procedimentos cirúrgicos.

Além das operações, outras situações que levam ao aparecimento de bridas são:

• Inflamação abdominal, como após uma doença inflamatória intestinal ou infecção;
  • Isquemia intestinal, quando há redução ou parada do fluxo sanguíneo, resultando em infarto e necrose do tecido;
  • Trauma em acidentes;
  • Presença de objetos estranhos no abdômen, como suturas;

Quais são os sinais e sintomas de bridas intestinais?

As bridas causam aderências entre os órgãos e os principais sintomas desta situação são:

• Dores abdominais;
  • Mudança no ritmo intestinal e formação de gases;
  • Distensão abdominal;
  • Aumento dos ruídos intestinais;
  • Náusea e vômito;
  • Dores durante o contato íntimo;
  • Infertilidade e dificuldade em engravidar;
  • Obstrução intestinal e consequente parada na eliminação de gases e de fezes.

As obstruções intestinais por bridas são consideradas uma emergência médica. Nessa situação é necessário se dirigir  ao pronto-socorro, sob risco de ruptura intestinal e complicações como a peritonite.

Como são diagnosticadas?

Após a avaliação clínica inicial, são solicitados exames de imagem, como a radiografia de abdômen, a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética. Eles podem mostrar alguns sinais dessa situação. No entanto, as bridas nem sempre ficam visíveis nos exames – afinal, elas estão entre os órgãos. Ou seja, um exame negativo não descarta a presença de bridas.

Isso é muito importante na vigência de obstrução intestinal. Os exames identificam a obstrução com relativa facilidade, mas as bridas responsáveis pelo quadro não são detectadas. Nessa situação, a cirurgia está indicada devido à obstrução. Durante o procedimento cirúrgico as bridas são identificadas como fator etiológico e o cirurgião procede a sua lise. Esse tipo de cirurgia pode ser realizada tanto pela via aberta quanto pela laparoscopia. Neste link, comentamos um pouco mais sobre como funciona a cirurgia por laparoscopia