Quais as causas da doença do refluxo e da esofagite? De forma geral, podemos definir a esofagite como uma inflamação do esôfago. Uma das formas mais comuns de esofagite é a causada pela Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). Nesse caso, os ácidos estomacais e outras secreções refluem ao esôfago e causam essa inflamação, dando origem à esofagite de refluxo.
Entenda as causas e os sintomas da esofagite
Os sintomas mais comuns dessa doença são:
- dor no peito (azia);
- náuseas;
- vômitos;
- dor abdominal localizada no epigástrio (boca do estômago);
- tosse, rouquidão e sensação de “bola” na garganta;
- dificuldade para engolir;
- perda de apetite.
Causas da doença do refluxo e esofagite
Em geral, as causas da esofagite se resumem a um hábito alimentar pouco saudável, contendo a ingestão de alimentos gordurosos, bebidas gaseificadas, além de uma dieta pobre em fibras e pouca ingestão de líquido. Alguns fatores também podem contribuir para o desenvolvimento da esofagite, como a presença de hérnias de hiato e a incontinência do esfíncter inferior do estômago.
O Refluxo Gastroesofágico
O Refluxo Gastroesofágico, ou DRGE, é uma doença crônica muito comum que atinge cerca de 12% a 20% da população brasileira. É um dos motivos mais frequentes entre os pacientes que procuram pelo médico Gastroenterologista.
Ela ocorre quando o conteúdo do estômago retorna ao esôfago e provoca muito desconforto, dores na parte inferior do tórax, além de sintomas desagradáveis como o refluxo e outras complicações no trato digestivo.
Quais são as causas da DRGE?
O principal fator que leva ao refluxo é relaxamento do esfíncter esofágico inferior (EEI). Esse esfíncter funciona como uma válvula entre o esôfago e o estômago que normalmente permite a entrada dos alimentos, mas evita o refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago.
Muitos fatores estão associados ao relaxamento do esfíncter esofágico inferior, como a presença de hérnia de hiato, estresse, dietas ricas em gordura e alimentos cítricos, consumo excessivo de álcool e bebidas gaseificadas, tabaco, uso de medicamentos (ansiolíticos, estrógenos, entre outros) e obesidade.
Quais são os sintomas das doenças do Refluxo Gastroesofágico?
Os sintomas, em geral, são os mesmos da esofagite. No entanto, o refluxo pode atingir as partes mais superiores do esôfago e da laringe e também causar outros sintomas, como :
- boca amarga,
- tosse crônica,
- sensação de bola na garganta,
- pigarro,
- crises de asma.
Se o paciente apresentar sintomas em uma frequência mínima de duas vezes por semana, o diagnóstico da DRGE deve ser suspeitado.
O diagnóstico tanto da Esofagite quanto do Refluxo é feito através de uma anamnese cuidadosa e exames complementares como a endoscopia. Nesse exame, é inserido pela boca um tubo com uma câmera acoplada na ponta. A endoscopia examina o esôfago, o estômago e o duodeno. Ela permite ao médico enxergar o interior dos órgãos e coletar material para biópsia se necessário. Saiba mais sobre este exame aqui.