Cirrose – quais os sintomas e consequências
Cirrose - quais os sintomas e consequências

Cirrose – quais os sintomas e consequências

Cirrose – quais os sintomas e consequências. A cirrose é uma complicação causada por muitas doenças hepáticas que promovem alterações na estrutura e função do fígado. Existe um dano às células hepáticas normais que são substituídas progressivamente por tecido cicatricial.  As células remanescentes saudáveis se multiplicam na tentativa de substituir as células acometidas.. Isso resulta em grupos de células hepáticas recém-formadas (nódulos regenerativos) dentro do tecido cicatricial.

Existem muitas causas para a cirrose, incluindo a utilização de substâncias químicas, como o álcool e certos medicamentos;, vírus; metais tóxicos, como o ferro e o cobre, que acumulam no fígado como resultado de doenças genéticas; acúmulo de gordura ou esteatose e doença hepática auto-imune, em que o sistema imunológico do organismo  reage contra o fígado.

Mas porque a cirrose causa problemas?

Bem, o fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano.

Ele desempenha muitas funções críticas, como a produção das proteínas relacionadas à coagulação  e a depuração de substâncias tóxicas ao organismo. O fígado tem um papel importante na regulação do suprimento de glicose (açúcar) e de lipídios (gordura), ambos utilizados como fonte de energia. Para desempenhar essas funções críticas, as células do fígado devem estar funcionando normalmente.

Aliás, a relação do fígado com o sangue é única.

Ao contrário da maioria dos órgãos do corpo, apenas uma pequena quantidade de sangue é fornecida ao fígado pelas artérias. A maior parte do suprimento de sangue do fígado é oriundo das veias intestinais. A principal veia que retorna o sangue dos intestinos é chamada de veia porta. À medida que a veia porta penetra no fígado, ela se divide em veias cada vez menores.

As  veias menos calibrosas, chamadas de sinusóides, estão em contato próximo com as células do fígado. As células do fígado se alinham ao longo do comprimento dos sinusóides. Essa relação estreita entre as células do fígado e os sinusóides permite que substâncias sejam removidas e adicionadas ao sangue.  Depois que o sangue passa pelos sinusóides através do fígado, ele é coletado em veias com calibre cada vez maior que, por fim, formam três veias principais,  as veias hepáticas, que retornam o sangue ao coração.

Na cirrose, a relação íntima entre o sangue e as células do fígado é destruída. Isso interfere na capacidade das células hepáticas adicionarem ou removerem substâncias do sangue. Além disso, o tecido cicatricial no fígado cirrótico obstrui o fluxo de sangue através do órgão.

Como resultado da obstrução ao fluxo de sangue através do fígado ele fica acumulado e sob alta pressão no interior da veia porta.  Essa condição é chamada de hipertensão portal. O sangue na veia porta procura caminhos alternativos para retornar ao coração, as chamadas veias colaterais.

Uma segunda razão para as complicações causadas pela cirrose é a relação entre as células do fígado e os canais por onde flui a bile.

A bile é um fluido produzido pelas células do fígado que tem duas funções importantes: auxiliar na digestão e remover as substâncias tóxicas do corpo. A bile produzida pelas células do fígado é secretada em canais minúsculos que percorrem um trajeto entre as células do fígado que revestem os sinusóides, os chamados canalículos biliares. Os canalículos esvaziam-se em pequenos dutos que se unem para formar dutos cada vez maiores. Todos os dutos se combinam em um duto que drena para o intestino delgado e auxilia na digestão dos alimentos. Ao mesmo tempo, as substâncias tóxicas contidas na bile também drenam para o intestino e são eliminadas nas fezes.

Na cirrose, os canalículos são anormais e a sua relação com as células do fígado é destruída, de maneira semelhante ao que ocorre com  a relação entre as células do fígado e os sinusóides. Como resultado, o fígado não consegue eliminar as substâncias tóxicas normalmente e elas podem se acumular no corpo.

Em menor grau, a digestão dos alimentos no interior do intestino também é prejudicada..

E quais são os sintomas da cirrose?

O paciente pode não ter nenhum sintoma no estágio inicial da cirrose porque seu fígado ainda pode funcionar, apesar de estar danificado. Mas, à medida que o quadro progride, os principais sintomas relatados são:

• cansaço e fraqueza;
  • sensação de enjoo (náuseas) e perda de apetite, resultando em perda de peso;
  • manchas vermelhas nas palmas das mãos e pequenos vasos sanguíneos semelhantes a aranhas na pele ( aranhas vasculares) acima do nível da cintura.

Nos casos mais avançados, outros sintomas podem ocorrer:

• coloração amarelada da pele e da parte branca dos olhos (icterícia);
  • febre e tremores;
  • vômitos contendo sangue;
  • prurido;;
  • aumento do volume abdominal devido ao acúmulo de líquidos (ascite);
  • urina escura;
  • sangue nas fezes;
  • inchaço das pernas, tornozelos e pés (edema);
  • alterações na personalidade, confusão, dificuldade de concentração, perda de memória ou alucinações.

Em algumas mulheres, os períodos menstruais tornam-se anormais, com maior ou menor duração ou até mesmo ausentes. . Já em homens, as mamas aumentam (ginecomastia), o escroto incha ou os testículos encolhem. Em ambos, a perda do desejo sexual (libido) é associada aos sintomas de cirrose.

Se você apresenta um ou mais sintomas listados acima, é importante marcar uma consulta ao médico para checar a sua saúde!