Conheça as cirurgias mais comuns do aparelho digestivo
Quando o paciente apresenta algum distúrbio em órgãos do aparelho digestivo é necessário que ele procure um médico gastroenterologista clínico ou um cirurgião do Aparelho Digestivo. As diferenças entre essas especialidades são muito grandes, mas desconhecidas da maioria da população. A Cirurgia do Aparelho Digestivo consiste no tratamento cirúrgico de patologias que afetam os seguintes órgãos: esôfago, estômago, fígado, pâncreas, vesícula biliar, baço, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Já na especialidade de Gastroenterologia Clínica, o médico trata essencialmente dos mesmos órgãos, mas não realiza procedimentos cirúrgicos. Nem sempre é claro para o leigo se o seu problema deve ser tratado por um clínico ou por um cirurgião. Isso é muito comum e cabe ao médico identificar essa situação e realizar o encaminhamento se necessário.
E qual a função do Aparelho Digestivo?
Também conhecido como sistema digestório, é o local em que acontece o processamento e absorção dos alimentos e de seus nutrientes. O processo acontece da seguinte maneira: o alimento passa pela cavidade bucal, segue pelos demais órgãos do sistema, locais onde as vitaminas, os nutrientes e a água são absorvidos. Na sequência, os restos, tudo aquilo que o corpo não conseguiu aproveitar, são eliminados pelo ânus, através do que conhecemos como fezes.
As cirurgias mais realizadas no aparelho digestivo
Algumas intervenções cirúrgicas são mais comuns do que outras, vejamos alguns exemplos a seguir:
Apendicectomia
Posicionado na região inferior direita do abdômen, o apêndice é uma pequena bolsa de tecido intestinal que se assemelha ao formato de um dedo. A função básica do apêndice é imunológica. Quando ocorre a sua inflamação, é preciso fazer a extração do órgão através do procedimento conhecido como apendicectomia.
Ostomia
A Ostomia tem o objetivo de eliminar os dejetos do organismo. Essa técnica realiza uma comunicação direta do intestino com o meio externo. O procedimento pode ser permanente ou temporário. Caso seja realizada a ostomia, as fezes são expelidas diretamente por esse canal e coletadas em uma bolsa especial aderida na pele da parede abdominal.
Gastrectomia
Essa cirurgia é realizada em pacientes que possuem úlceras em estágios avançados, tumores benignos e malignos no estômago ou até mesmo em casos de obesidade. O procedimento consiste em fazer a retirada total ou parcial do estômago, e mesmo sendo irreversível o paciente pode levar uma vida normal.
Hemorroidectomia
As hemorroidas são veias dilatadas localizadas na parte final do reto ou no ânus. As hemorróidas costumam causar grande desconforto e por isso precisam ser removidas. A cirurgia para tratamento dessa condição é conhecida como hemorroidectomia. Esse tipo de cirurgia só é indicado quando o tratamento clínico não traz resultados satisfatórios.
Hernioplastia
Quando as hérnias abdominais aparecem por motivos congênitos, ou por conta dos esforços realizados durante a vida associados ao enfraquecimento dos tecidos da parede abdominal, a hernioplastia realiza a restituição da estrutura anatômica no local.
Colecistectomia
A colecistectomia consiste na remoção da vesícula biliar. A principal indicação para essa cirurgia é a presença de pedras na vesícula. Essa cirurgia pode ser realizada eletivamente ou de urgência nos casos em que uma das pedras causam a obstrução do pequeno canal que drena a vesícula.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Curitiba, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto.