Como a alimentação pode influenciar na saúde do sistema digestório ? Vamos responder todas as suas dúvidas, mas primeiro precisamos saber como funciona o sistema digestório humano, confira a seguir.
Como ocorre a digestão ?
Antes de tudo, é importante saber como funciona o sistema digestório para não cometer erros, que todos somos passíveis de cometer. Pois isso influencia muito na nossa qualidade de vida.
O processo de digestão inicia no momento em que o alimento é introduzido na boca, sofrendo um processo mecânico e químico. Mecânico por conta da mastigação e químico pela ação de enzimas encontradas na saliva.
Devemos lembrar que qualquer mistura de alimento com líquidos (café, refrigerante, água) dificulta a digestão. Forma-se menos saliva nesses casos, ou seja menor quantidade de enzimas para agir sobre os alimentos.
Na sequência, o alimento desce pelo esôfago e chega ao estômago onde também passa por um processo químico causado por diversas secreções do órgão, como o ácido clorídrico e a pepsina.
Posteriormente, o bolo alimentar segue em direção ao duodeno, órgão que recebe também as secreções do pâncreas e do fígado.
O alimento direciona-se então ao intestino delgado, principal local em que os nutrientes são absorvidos e direcionados ao fígado através do sistema circulatório portal.
Por fim, o que sobrou passa para o intestino grosso, local em que a água residual é reabsorvida e as fezes são formadas e eliminadas.
Quais alimentos beneficiam o processo de digestão?
Grande parcela dos alimentos consumidos atualmente apresentam baixo valor nutricional e alto valor calórico. Associado a isso, percebemos um aumento do tempo de digestão a partir dos 35 ou 45 anos de idade.
É muito comum o relato dos pacientes a respeito de dificuldades encontradas após a refeição noturna, como sensação de peso no abdômen, distensão abdominal, eructação e refluxo. São sintomas desagradáveis e que prejudicam muito a qualidade de vida.
Você se identifica com algum desses relatos ? continue a leitura…
Se você deseja ter boa qualidade de vida e um sistema digestório saudável, não cometa excessos em relação à quantidade de comida ingerida em uma única refeição. A dieta deve ser fracionada durante o dia em várias refeições de pequeno volume. A mastigação deve ser adequada, pelo menos 25 a 30 vezes antes do alimento ser deglutido. Deve-se evitar qualquer refeição pelo menos duas horas antes de dormir.
Muito cuidado com os excessos de pimentas, de bebidas alcoólicas, refrigerantes e café. Uma dica importante é manter sempre o bom senso.
Evite o excesso de alimentos muito ácidos, industrializados e especialmente os gordurosos como as carnes, doces,frituras e lanches. Prefira comer frutas, verduras e cereais. Alimentos naturais, sem conservantes.
Se você deseja mais dicas, ou uma orientação médica, acesse meu site e agende sua consulta.