A cirurgia robótica é um tipo de cirurgia minimamente invasiva, durante a qual os médicos usam instrumentos cirúrgicos muito pequenos, que se ajustam ao corpo do paciente por meio de uma série de pequenas incisões. Mas como é realizada a Cirurgia Robótica?
Esses instrumentos são montados em três braços robóticos, permitindo ao cirurgião o máximo alcance e precisão de movimento durante a realização do procedimento. Um quarto braço segura uma câmera tridimensional de alta definição, que aprimora toda a visualização do profissional — ampliando o tecido e as estruturas do corpo humano em até 10x — e orienta o cirurgião durante todo o procedimento.
Como é realizada a Cirurgia Robótica?
O instrumento robótico é responsável por traduzir os movimentos da mão, do pulso e dos dedos do cirurgião para guiar cada instrumento em tempo real, depois de ajustar cada movimento ao seu tamanho.
Assim, por exemplo, um movimento de uma polegada pode ser reduzido para um quarto de polegada, permitindo uma precisão cirúrgica extraordinária e controle maior da operação.
Quais são as diferenças entre a cirurgia robótica e a cirurgia laparoscópica?
Na cirurgia laparoscópica tradicional, o cirurgião faz pequenas incisões no abdômen do paciente. Com o uso de uma câmara e pequenos instrumentos, penetra essas incisões para realizar o procedimento enquanto manipula instrumentos à beira da mesa cirúrgica. Além disso, esses instrumentos de haste reta só se movem na direção para cima ou para baixo.
Já a cirurgia robótica começa de maneira semelhante, por meio de pequenas incisões. No entanto, os braços robóticos manuseiam os instrumentos ao lado do leito. O cirurgião fica próximo ao paciente, na mesma sala, controlando os braços robóticos através de um console especial. Em contraste com a cirurgia laparoscópica, os instrumentos se movem em todas as direções, dando ao cirurgião maior amplitude de movimentos.
Os cirurgiões, têm, portanto, a vantagem de poder realizar intervenções mais complexas e com maior precisão. E, por fim, a câmara possui uma visualização tridimensional, que, em outras palavras, permite ao cirurgião ver com mais clareza.
Muitas vezes, os pacientes acreditam na ideia de que o robô age de forma independente, realizando o processo único e exclusivamente com a ajuda da inteligência artificial contida em software. E isso não poderia estar mais longe da verdade.
O cirurgião é o completo responsável pelo controle de cada movimento na cirurgia. Por isso, pense na plataforma robótica como apenas um assistente, do qual segura os instrumentos e realiza os movimentos que seriam realizados pelo cirurgião só que de maneira mais precisa!
Das vantagens da cirurgia robótica
A cirurgia robótica tem muitas vantagens comprovadas em relação à cirurgia aberta.
Os pacientes experimentam menos dor, menor perda de sangue, hospitalizações por menor tempo e menores taxas de infecção. É um dos processos cirúrgicos mais seguros e com resultados mais satisfatórios, passando uma sensação de tranquilidade e conforto para todos envolvidos.
Por fim, o tempo de recuperação de uma cirurgia robótica é reduzido pela metade em comparação com os métodos tradicionais, permitindo aos pacientes a retornada mais precoce de suas rotinas normais. É uma conquista da medicina que traz grandes benefícios a todos os pacientes!