Uma leitura sobre o tratamento desta doença
O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), e conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta iniciativa global, tem o objetivo de informar a maior quantidade possível de pessoas sobre prevenção e controle dos diversos tipos de câncer, além de levar atualizações importantes sobre a doença para a população em geral.
Atualmente, mais de 7 milhões de pessoas morrem em decorrência de câncer no mundo a cada ano. A maioria tem entre 30 e 69 anos.
Para lembrar dessa data no Brasil, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) preparou um debate online com o tema: “Somos Iguais e Diferentes: a importância da Equidade no controle do Câncer.” O debate será feito entre profissionais do INCA e será transmitido pela TV INCA às 10h do dia 4 de fevereiro.
O principal objetivo, tanto da criação do Dia Mundial do Câncer, quanto da promoção deste evento, é alertar a sociedade quanto à falta de equidade no que se refere à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.
A equidade na saúde
A equidade é considerada um dos princípios doutrinários do SUS (Sistema único de Saúde) no Brasil, e tem relação direta com os conceitos de igualdade e justiça. Dentro do âmbito de atendimento aos pacientes, a equidade se evidencia no adequado atendimento às necessidades de cada paciente em cada estágio de progressão da doença.
Este princípio norteia a diferenciação das condições de saúde da população, e considera que o direito à saúde passa, necessariamente, por questões sociais.
O papel do Inca como membro da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) é auxiliar as políticas de controle da doença no Ministério da Saúde. Também sugerir e promover discussões e ações de comunicação, reforçando a relevância de uma atuação em rede nacional, regional e global.
Estima-se que, a partir de condições adequadas de tratamento para o câncer, 1,5 milhão de mortes podem ser evitadas.
O Câncer
O câncer é definido como um crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos do corpo humano. Multiplicando-se de forma avassaladora e dividindo-se descontroladamente, estas células tendem a ser agressivas, desenvolvendo a formação de tumores que podem se espalhar pelo corpo.
Não sendo determinado por uma única causa, diversos fatores podem influenciar no desenvolvimento do câncer, entre eles:
- condições genéticas;
- hormônios;
- condições imunológicas;
- mutações genéticas;
- causas externas presentes no meio ambiente;
Cerca de 80% dos tipos de câncer desenvolvidos estão relacionados às causas externas, como mudanças provocadas no meio ambiente pelo homem, assim como estilos de vida e hábitos que podem contribuir para o desenvolvimento da doença.
Já as causas internas estão diretamente relacionadas à capacidade do organismo se defender das agressões externas. Desta forma, o fator genético pode exercer um fator positivo ou negativo na formação de tumores.
Quer saber quais os principais tipos de câncer do aparelho digestivo? Acesse meu blog e saiba mais.