Doença do refluxo gastroesofágico: causas
Doença do refluxo gastroesofágico - causas

Doença do refluxo gastroesofágico: causas

A doença do refluxo gastroesofágico é bastante prevalente na população. Diversos fatores estão associados a essa condição. A maioria deles relacionados ao estilo de vida moderno. A seguir apresentaremos as três principais causas da doença.

Hábitos alimentares

Maus hábitos alimentares estão diretamente relacionados com a doença do refluxo gastroesofágico. Atualmente a nossa dieta é industrializada. Isso afeta bastante a qualidade dos alimentos ingeridos. Os alimentos mais prejudiciais são os ricos em gorduras. Por exemplo: as frituras em geral, carne vermelha em excesso, doces, sanduíches, pizza e salgadinhos. Bebidas gaseificadas, como os refrigerantes e mesmo a água com gás, também são desencadeadores da doença. Outros alimentos também devem ser consumidos com parcimônia. Alguns exemplos: o café, a menta, a hortelã, os alimentos cítricos, os produtos de tomate e as bebidas alcoólicas.

Além disso, devemos evitar comer muito de uma vez só. Também devemos evitar comer rápido e fazer poucas refeições por dia. Acesse o link para aprender sobre os hábitos alimentares recomendados para quem é portador da doença do refluxo gastroesofágico.

Obesidade

A obesidade é consequência dos hábitos alimentares e do sedentarismo. Os mesmos hábitos alimentares relacionados à doença do refluxo gastroesofágico também estão relacionados com a obesidade. No entanto, outros efeitos também contribuem para o desenvolvimento da doença. O principal é o aumento da pressão abdominal causado pelo excesso de peso.  A cavidade abdominal normalmente apresenta pressão positiva e a cavidade torácica pressão negativa. Isso cria uma condição propícia para o desenvolvimento de refluxo do conteúdo gástrico. Ele é oriundo do estômago, localizado cavidade abdominal, e ocorre para o esôfago, órgão localizado na cavidade torácica. Isso é evitado devido à presença do esfíncter esofágico inferior. Trata-se de uma válvula localizada entre o esôfago e o estômago que impede o refluxo. Situações que cursam com o aumento da pressão no interior da cavidade abdominal podem gerar um desequilíbrio no gradiente de pressão que facilita muito a ocorrência do refluxo. A obesidade é o maior exemplo dessa situação.

Tabagismo

O tabagismo é extremamente prejudicial e importante fator etiológico da doença do refluxo gastroesofágico. As substâncias químicas presentes no cigarro promovem o relaxamento do esfíncter esofágico inferior. Essa é a válvula que impede o refluxo do conteúdo do estômago para o esôfago. Uma vez que a válvula esteja relaxada ela não consegue impedir o refluxo e a doença acontece. Muitos pacientes tratam a doença do refluxo gastroesofágico com medicamentos, mas não cessam o tabagismo. Isso torna o tratamento ineficaz. Assim sendo, parar totalmente com esse hábito é muito importante não só para o tratamento do refluxo, mas para a saúde como um todo.