As Hérnias na Parede Abdominal são definidas como a protusão de uma víscera através de um defeito (abertura) na musculatura da parede abdominal.
Essa víscera penetra nesse defeito da musculatura gerando um abaulamento ou uma ”bola” na parede abdominal (barriga). Isso pode ser visualizado pelo próprio paciente quando ele faz algum esforço físico como tossir ou levantar de uma posição sentada.
Esse abaulamento é indolor ou pode gerar um leve desconforto local. Nos casos não complicados a hérnia reduz na ausência de esforço físico ou durante o repouso, ou seja, a víscera que adentrou o defeito na parede abdominal volta para a sua posição normal e o abaulamento ou ”bola” desaparece.
Por fim, os defeitos na musculatura da parede abdominal são de nascimento ou adquiridos durante a vida.
Tipos de hérnias
Existem vários tipos de hérnias da parede abdominal de acordo com o local em que o defeito na musculatura.
Leia sobre cada uma em nossa matéria completa!
Hérnias da parede abdominal
As hérnias mais comuns são as inguinais e as femorais, que ocorrem na região da virilha tanto no lado esquerdo quanto no lado direito.
As hérnias inguinais são localizadas um pouco acima na virilha em relação às hérnias femorais. O defeito na musculatura que ocorre nas hérnias inguinais está localizado no canal inguinal.
Diagnóstico
O diagnóstico das hérnias é clínico na maioria das vezes. Isso significa que elas são diagnosticadas adequadamente simplesmente pela história clínica que o paciente relata associado à sua palpação durante o exame físico realizado pelo cirurgião.
Então, se interessou pelo assunto? Acesse completo em nossa matéria!
Complicações
Qualquer hérnia pode sofrer complicações. A mais comum e mais temida é o estrangulamento.
Então, se interessou pelo assunto? Acesse completo em nossa matéria!
Tratamento das hérnias
O tratamento das hérnias é exclusivamente cirúrgico. Medidas como fundas ou cintas não são eficientes.
Leia mais sobre em nossa matéria completa!
Risco das cirurgias de hérnia
As cirurgias para a correção das hérnias da parede abdominal não são isentas de risco. Ele é extremamente variado de acordo com as condições gerais do paciente.
Continue lendo em nosso blog!
Cuidados pós-operatórios em cirurgias de hérnias
No período pós-operatório é muito importante que se evite levantar peso acima de 10 a 15 quilogramas ou a realização de exercícios físicos por 60 a 90 dias.
Sobretudo, isso independe se a via de acesso utilizada for a laparoscópica ou a convencional. Em algumas situações, a critério do cirurgião, esse período pode ser maior e o paciente é alertado sobre esse fato.
Afinal, gostou de ler sobre? Acesse completo em nosso blog!