Introdução
A gastrostomia e a jejunostomia são vias de acesso utilizadas para administrar a dieta. A princípio, utiliza-se ambas para os pacientes impossibilitados de ingerir os alimentos pela boca. Ou seja, portadores de doenças ou condições que impedem a alimentação via oral. Confecciona-se a gastrostomia e a jejunostomia através de uma cirurgia ou pela utilização da endoscopia. No entanto, a endoscopia é atualmente a via preferencial, pois é menos invasiva. Logo, reserva-se a via cirúrgica para os casos em que a via endoscópica não é possível. A jejunostomia apresenta algumas diferenças sobre a gastrostomia. A principal é a redução da chance de ocorrer refluxo gastroesofágico. Na verdade, a doença de base é que determina a realização de uma ou de outra.
Gastrostomia
Na gastrostomia insere-se uma sonda especial no interior do estômago. Na via endoscópica realiza-se isso através de uma pequena incisão na porção superior da parede abdominal. Utiliza-se a endoscopia para posicionar a sonda de gastrostomia no interior do estômago. Na sequência, infunde-se pela sonda uma dieta especial. Porém, existem doenças e situações que impedem a realização da endoscopia. Logo, realiza-se a inserção da sonda no interior do estômago através de uma cirurgia pela via convencional ou pela via laparoscópica. Trata-se de um procedimento mais invasivo. Em primeiro lugar, é feito sob anestesia geral. Ainda, envolve incisões cirúrgicas, quer seja pela via convencional ou pela via laparoscópica. Por fim, está sujeito a maior risco.
Jejunostomia
A jejunostomia endoscópica é muito parecida com a gastrostomia. Inicialmente, insere-se a sonda no interior do estômago. Na sequência, posiciona-se ponta da sonda para o interior do intestino delgado. Ou seja, quando inicia-se a dieta ela será infundida no interior do intestino e não do estômago. Logo, a sonda de jejunostomia é um pouco diferente da sonda de gastrostomia. Além disso, realiza-se também a jejunostomia cirúrgica pela via convencional ou laparoscópica. Nesse caso, apresenta as mesmas vantagens e desvantagens do que a gastrostomia cirúrgica.