Hemorroida, qual o tratamento correto? Hemorroidas geralmente são causadas por motivos genéticos, aumento da pressão devido à gravidez, excesso de peso ou esforço durante a evacuação.
Na meia idade, as hemorroidas costumam se tornar uma reclamação contínua. Já aos 50 anos, cerca de metade da população já experimentou um ou mais dos sintomas clássicos, que incluem dor retal, coceira, sangramento e possivelmente prolapso (hemorroidas que se projetam através do canal anal).
Embora as hemorroidas raramente sejam perigosas, podem ser recorrentes e dolorosas. Felizmente, podemos fazer muito em relação às hemorroidas.
Mas, o que são hemorroidas?
Em uma situação de normalidade, existem grupos de veias que se localizam logo abaixo da mucosa, que é o revestimento da parte mais baixa do reto e do ânus.
As hemorroidas se desenvolvem quando essas veias ficam inchadas e distendidas, como as veias varicosas nas pernas. Como os vasos sanguíneos envolvidos precisam lutar continuamente contra a gravidade para levar o sangue de volta ao coração, alguns pesquisadores teorizam que as hemorróidas ocorrem devido o ser humano ter adquirido uma postura ereta durante a sua evolução.
Existem dois tipos de hemorroidas: as internas, que ocorrem na parte inferior do reto, e as hemorróidas externas, que se desenvolvem sob a pele ao redor do ânus.
As hemorroidas externas são as mais incômodas, porque a pele no local fica irritada e sofre erosão. Aliás, se um coágulo de sangue se formar dentro de uma hemorroida externa, a dor pode ser súbita e intensa. O paciente pode sentir um caroço ao redor do ânus. O coágulo geralmente é absorvido espontaneamente, mas permanece um excesso de pele no local que pode coçar ou gerar irritação.
Já as hemorroidas internas geralmente são indolores, mesmo quando produzem sangramento. Uma queixa comum é a presença de sangue vermelho vivo no papel higiênico ou pingando no vaso sanitário. As hemorróidas internas também sofrem prolapso, ou seja, se projetam além do ânus.
Quando uma hemorroida prolapsa, ela acumula pequenas quantidades de muco e partículas de fezes que podem causar prurido (coceira) no ânus. Limpar constantemente para tentar aliviar a coceira pode piorar o problema.
Qual o tratamento correto? Tratamento das hemorroidas
O tratamento depende do grau de evolução das hemorroidas. Elas podem ser classificadas de grau 1 até 4.
Grau 1
A forma mais branda e mais comum são as hemorroidas de grau 1.
Elas não são palpáveis e apenas visíveis durante um exame do canal anal (proctoscopia);
Grau 2
As hemorroidas de grau 2 projetam-se para fora aos esforços, em seguida, recuam para o canal anal espontaneamente;;
Grau 3
As hemorroidas de grau 3 também emergem do ânus aos esforços, mas recuam somente com pressão digital;
Grau 4
As hemorroidas de grau 4 são permanentemente visíveis na parte externa do ânus. Elas não podem mais ser empurradas para dentro do canal anal. Frequentemente, parte da membrana mucosa anal se projeta (prolapso anal).
As hemorroidas de grau 1 e 2 são tratadas principalmente de forma conservadora, enquanto as hemorroidas de grau 3 e 4 são geralmente operadas. Até que sejam operadas, hemorróidas desses graus podem ter seus sintomas aliviados com o tratamento conservador.
O tratamento conservador tem o objetivo de reduzir os sintomas. O tratamento cirúrgico visa a remoção completa das hemorroidas.
Qual o tratamento correto? Tratamento conservador das hemorroidas
Inicialmente,, os pacientes devem mudar permanentemente seu estilo de vida. Isso pode melhorar as chances de sucesso da terapia e reduzir o risco de formação de novas hemorroidas. São necessários uma dieta saudável e movimentos intestinais regulares.
Outras medidas, como pomadas para alívio da dor, também podem ser usadas.
A melhor coisa a fazer é discutir com o médico qual método de terapia está indicado.
Os medicamentos são usados para aliviar os sintomas da doença. Eles podem ser úteis em hemorroidas de qualquer gravidade. Existem vários ingredientes ativos disponíveis.
Alguns têm efeitos anti-inflamatórios. Já outros, efeitos anestésicos locais.
Anti-inflamatórios
Pomadas contendo anti-inflamatórios não hormonais podem ser bastante úteis no alívio dos sintomas. O mesmo ocorre com anti-inflamatórios administrados pela via oral e , em casos mais graves, injetáveis.
Também estão disponíveis pomadas e supositórios vegetais à base de aloe vera. Essas preparações aliviam os sintomas, como a irritação da pele e a coceira.
Além disso, o médico especialista pode prescrever pomadas contendo cortisona. Esse componente ativo inibe o sistema imunológico, o que neutraliza a inflamação no ânus.
Anestésicos locais
Pomadas com anestésicos locais também podem ajudar a aliviar a coceira e a dor.
Exemplos de anestésicos locais são a benzocaína, a cinchocaína e a lidocaína.
Qual o tratamento correto? Tratamento cirúrgico das hemorroidas
Está indicada quando outros tratamentos não aliviam os sintomas. As hemorroidas de 3º e 4º graus quase sempre requerem cirurgia.
Existem várias técnicas para a cirurgia de hemorroidas. Em alguns procedimentos, a ferida cirúrgica do reto é suturada total ou parcialmente, em outros permanece aberta.
Quer conversa com um especialista, marque uma consulta com o Dr Alexandre e tire suas dúvidas!