Introdução
A hérnia de hiato é um defeito interno. Ela está localizada na passagem do tórax para o abdômen. Existem diversos tipos. Entre eles, o mais comum é por deslizamento. Ela pode estar associada com a doença do refluxo gastroesofágico.
O que é o hiato?
Inicialmente, devemos saber o que é o hiato. Na verdade, aqui nos referimos aos hiatos do diafragma. Esse músculo separa o tórax do abdômen. Diversos órgãos atravessam de uma dessas cavidades para a outra. Isso é feito através de orifícios no diafragma. Eles são chamados de hiatos. O esôfago é o órgão que conduz o alimento da boca até o estômago. Dessa maneira, ele passa através do tórax e penetra no abdômen. Isso é feito por um hiato. Esse é o hiato esofágico.
O que é uma hérnia?
Hérnia é a passagem anormal de uma víscera de uma cavidade corporal para outra. Normalmente isso ocorre através de um defeito em um músculo. Existem diversos tipos de hérnias. Cada tipo corresponde ao local em que ela acontece. Então, uma hérnia de hiato ocorre no hiato esofágico.
O que é hérnia de hiato?
Nesse caso, a víscera envolvida é o estômago. Isso porque ele fica localizado logo abaixo do hiato esofágico, no interior do abdômen. Dessa maneira, hérnia de hiato é a passagem de parte do estômago através do hiato esofágico. Então, parte dele sobe em direção ao tórax. Nessa parte está a válvula de entrada no estômago. Ela é chamada de cárdia. Serve para evitar o refluxo do conteúdo do estômago para o esôfago. Assim sendo, isso pode afetar o seu funcionamento. É por esse motivo que alguns pacientes apresentam refluxo. Outros fatores, além da hérnia de hiato, também estão relacionados com o refluxo. Logo, é possível uma pessoa ter uma hérnia mas não ter refluxo. Essa é a hérnia de hiato por deslizamento. Outro tipo de hérnia é a paraesofageana. Ela será abordada em outro artigo.