Nutrição em cirurgia

As pessoas candidatas a qualquer cirurgia  sempre devem ter o seu estado nutricional avaliado. Dessa forma, durante a avaliação pré-operatória, diversos exames realizados de rotina podem auxiliar nessa tarefa. Do mesmo modo, a história clínica e o exame físico realizado pelo médico são ferramentas importantes. Quando se detecta déficits nutricionais, eles devem ser corrigidos antes da realização do procedimento cirúrgico.

Importância da nutrição

Diversos fatores ressaltam a importância da nutrição antes de uma cirurgia. Em primeiro lugar, uma boa nutrição melhora a condição física e a saúde do paciente. Logo, isso melhora as chances de sucesso da cirurgia e permite uma recuperação mais rápida. Ainda, a nutrição adequada também fornece suporte ao sistema imunológico. Tanto as doenças, quanto a cirurgia reduzem a imunidade. A dieta adequada fornece nutrientes que auxiliam o combate às infecções a ajudam a cicatrização. Além disso, auxilia nos processos fisiológicos e reduz o risco de complicações. Por outro lado, portadores de deficiências nutricionais apresentam maior risco de complicações como infecção e dificuldade de cicatrização.

Nutrição em cirurgia

Na grande maioria dos casos, o cuidado na escolha dos alimentos é suficiente para uma boa nutrição. Todavia, em alguns casos recomenda-se a avaliação com um nutricionista. Contudo, alguns pacientes apresentam uma situação mais delicada. Muitas doenças geram deficiências nutricionais severas. Nesses casos, indica-se a terapia nutricional. Antes de tudo, administra-se suplementos nutricionais por períodos de dez  a quatorze dias em média. Eles são ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais. Existem preparados prontos que são ingeridos pela via oral. No entanto, existem pacientes com dificuldade para deglutição. Nessas pessoas, administra-se a dieta e os suplementos através de uma sonda inserida pelo nariz até o interior do estômago ou do intestino. Finalmente, existem aqueles em que nem a dieta via sonda é possível. Nesses casos, a nutrição parenteral é necessária. Insere-se um cateter em uma veia calibrosa no pescoço ou próximo à clavícula. Administra-se uma dieta especial através desse cateter.