Qual o papel da Vesícula Biliar em seu organismo? Qual a sua função, e quais as disfunções desse órgão? Acompanhe esta leitura e saiba mais sobre esse assunto.
O papel da Vesícula em seu organismo
A vesícula biliar é um órgão localizado ao lado direito do abdômen, logo abaixo das costelas e aderida ao fígado. Tem cerca de dez centímetros de comprimento e sua principal função é armazenar a bile. Essa é uma secreção produzida pelo fígado com a finalidade de realizar a digestão das gorduras no interior do intestino.
O principal componente da bile é a bilirrubina: um pigmento derivado da destruição de glóbulos vermelhos no sangue realizada pelo baço.
A bile também é composta por várias outras substâncias, inclusive o colesterol, que é o responsável pela formação de cálculos na maioria dos casos.
Então, no início do processo de digestão, a vesícula libera a bile para o interior do intestino delgado onde se mistura com o suco pancreático e com os alimentos. A vesícula tem capacidade de armazenar cerca de 50 mililitros de bile.
A vesícula pode sofrer de diversas doenças, a mais comum é a formação de cálculos que podem levar à inflamação do órgão, que é chamada de colecistite. Essa inflamação acontece quando um cálculo causa a obstrução do canal de esvaziamento da vesícula, conhecido como ducto cístico. Essa obstrução promove a distensão progressiva e a inflamação da vesícula biliar.
Quais os sintomas mais comuns?
Os sintomas mais comuns e que anunciam alguma doença relacionada à vesícula biliar são:
- Dor intensa no abdômen ou cólica biliar: Ela costuma atingir o lado direito superior do abdômen, logo abaixo das costelas, e pode se iniciar após a ingestão de alimentos, especialmente os mais gordurosos. O quadro é mais grave na presença de febre.
- Alteração na coloração das fezes: A coloração normal das fezes é conferida pela bilirrubina, um pigmento presente na bile. Quando a vesícula e os canais biliares não conseguem liberar a bile para o intestino, as fezes tendem a ficar mais claras.
- Pele e olhos amarelados – Icterícia: a não liberação da bilirrubina para o intestino promove o aumento dos seus níveis no sangue. A bilirrubina aumentada no sangue torna alguns órgãos, como a pele e os olhos, com uma coloração amarelada. Isso é conhecido como icterícia e indica quadros mais graves.
- Alteração na cor da urina: o rim filtra o sangue com níveis elevados de bilirrubina e esse pigmento é excretado na urina que se torna mais escurecida.
Diagnóstico e tratamento da Vesícula Biliar
Ao apresentar os sintomas relacionados acima, é recomendável agendar uma consulta com um médico e realizar alguns exames.
O diagnóstico é feito por exames de imagens, como por exemplo a ultrassonografia ou a ressonância magnética, associado a exames laboratoriais.
Por fim, é importante que o médico decida o tratamento a ser seguido em cada caso, e se haverá ou não a necessidade.