O que é cirurgia laparoscópica?
O que é cirurgia laparoscópica

O que é cirurgia laparoscópica?

Muitos pacientes me questionam: o que é a cirurgia laparoscópica? Em primeiro lugar, era empregada na ginecologia, em procedimentos nos ovários. Então, somente em 1987, ela saiu desta especialidade para entrar na colecistectomia, que consiste na retirada da vesícula biliar.

Porém, a laparoscopia já era utilizada como método de diagnóstico desde a primeira metade do século XX, em 1902.

O que é cirurgia laparoscópica | Sem cortes

O termo laparoscopia vem do grego e significa ”ver a barriga”. Então, como o nome já sugere, a intenção é observar, e não realizar incisões.

Com a cirurgia laparoscópica, o corte é exigido em operações tradicionais – e que costuma ter entre 7 a 14 centímetros – é eliminado. Em seu lugar, entram quatro pequenos furos, com no máximo 1 centímetro.

Mais do que uma preocupação estética

Pode parecer que a cirurgia laparoscópica é uma alternativa escolhida somente por pacientes que não desejam conviver com cicatrizes. Porém, os benefícios da laparoscopia vão muito além da estética.

Em contraste com as operações convencionais, que utilizam um bisturi que corta as fibras musculares, a cirurgia laparoscópica utiliza um instrumento chamado trocater, que apenas separa estas fibras entre si.

Isso permite que o paciente sofra um trauma drasticamente menor, ou seja, sofre menos dor e pode recuperar-se mais rapidamente. Consequentemente, recebe alta antecipada e pode voltar às suas atividades diárias normais em menos de uma semana.

Aplicações

Atualmente a cirurgia laparoscópica pode ser empregada quase todas as operações além dos procedimentos ginecológicos e colecistectomias. Como por exemplo:

  • Hérnias inguinais
  • Cirurgia bariátrica
  • Úlceras perfuradas
  • Apendicite aguda
  • Remoção de tumores

 

Técnica que requer prática

A cirurgia laparoscópica é uma técnica que requer prática. Afinal, mesmo podendo observar o interior do abdome, em tempo real, o cirurgião não conta com a noção ode profundidade.

Portanto, se o profissional não tiver experiência neste procedimento, pode acabar por prejudicar estruturas vitais. Por isso é importante verificar se o cirurgião possui a habilitação para a realização desse tipo de operação.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta