A hérnia é um mal que pode não apresentar sintomas muito incômodos. Apesar disso, rapidamente seu quadro pode evoluir para uma condição que oferece risco de vida.
Dessa forma, é importante saber o que é a hérnia da parede abdominal e quais são suas variações.
O que é hérnia da parede abdominal?
A hérnia da parede abdominal representa o escapamento de um ou mais órgãos através de uma abertura no tecido que protege os órgãos internos do abdome. Esta abertura pode ser causada pelo enfraquecimento da parede abdominal decorrente de esforços excessivos ou ser uma falha congênita.
Pode, ainda, ser consequência das incisões realizadas em uma cirurgia anterior.
Sintomas
As hérnias da parede abdominal formam uma saliência na região abdominal – na parede anterior ou barriga – e inguinal – na virilha ou flancos. Como já foi mencionado, esta complicação pode não causar dores.
Complicações
Todavia, há propensão ao agravamento do quadro em casos de hérnias da parede abdominal. As complicações que podem ocorrer, neste caso, são:
Encarceramento
Acontece quando os órgão da cavidade abdominal acabam permanecendo no saco herniário. Ou seja, não voltam espontaneamente ao seu devido lugar.
Estrangulamento
O estrangulamento é uma evolução do encarceramento, onde a circulação sanguínea do órgão encarcerado é comprometida. Neste quadro ocorre a presença de sintomas como dores agudas, náuseas e vômitos.
É importante ressaltar que este agravamento exige intervenção médica imediata, tratando-se de uma condição fatal.
O que é hérnia da parede abdominal | Tipos
Além de saber o que é hérnia da parede abdominal, também é relevante conhecer os tipos em que ela se manifesta.
Umbilical
Ocorre na área da cicatriz do umbigo, devido a uma falha no fechamento da cicatriz umbilical. Dá-se quando uma alca intestinal acaba passando através do tecido muscular.
Seu surgimento pode ser congênito ou acontecer ao longo da vida, devido à realização de grandes esforços com o abdome.
Epigástrica
Geralmente se apresenta como efeito colateral do afastamento dos músculos retos abdominais. Estes músculos ficam na parte superior e central do abdome, acima da linha do umbigo.
Inguinal
Primeiramente, esse é o tipo mais comum de hérnia. Além disso, ataca mais o gênero masculino do que o feminino. Este tipo de hérnia apresenta, ainda, duas subdivisões:
Hérnia Inguinal Direta
Causada pela fraqueza da parede abdominal e mais recorrente em idosos que realizam grande esforço abdominal. Seja na realização de esportes ou em tarefas pertinentes ao trabalho.
E, também, pode ser provocada em razão de tosse crônica, casos de constipação constante e obesidade.
Hérnia Inguinal Indireta
Surge como consequência de falha congênita, sendo, por isso, mais comum entre crianças e adolescentes.
Este tipo de hérnia pode atingir a região da virilha, na junção da coxa e parte inferior do abdome.
Inguinoescrotal
Ao passo que, quando a hérnia inguinal se agrava, invade a bolsa escrotal.
Incisional
Da mesma forma, a hérnia incisional é resultado de incisões cirúrgicas realizadas na região abdominal que não tiveram a devida cicatrização. Sua causa está relacionada à infecção da ferida cirúrgica, obesidade, tratamento com corticoides e quimioterapia. Assim como complicações respiratórias durante o pós-operatório, idade avançada e desnutrição.
Neste tipo de hérnia da parede abdominal, o risco de complicações e reincidência é mais alto.
**ATENÇÃO**
Este artigo apenas procura esclarecer sobre o que é hérnia da parede abdominal.
Portanto, não deve ser utilizado como base para o auto diagnóstico. Se você suspeita estar sofrendo deste mal, entre em contato e agende uma consulta com um especialista.
Saiba mais sobre cirurgia do aparelho digestivo em meu blog!