Saber o que é a hérnia inguinal é interessante, principalmente quando lembramos que esta é a mais comum entre as hérnias. Com uma incidência 75% maior entre os homens, esta doença acomete a região da virilha e exige intervenção cirúrgica.
O que é hérnia inguinal?
Configura um quadro de hérnia inguinal a passagem de uma alça intestinal através de uma falha da parede abdominal, na região da virilha.
A condição tanto pode ser causada por uma má formação como pelo enfraquecimento da parede abdominal. Este enfraquecimento pode ser motivado pela pressão provocada durante a realização de exercícios físicos ou também pelo esforço para evacuação. Nas mulheres, a falha pode ser decorrente da força que precisa ser realizada durante o parto normal, para expulsar o feto do útero.
Tipos de hérnia inguinal
Ela pode ser classificada como direta ou indireta. Confira as características de cada uma delas:
Hérnia inguinal direta – Este tipo de hérnia inguinal se forma diretamente em um ponto da parede abdominal enfraquecida. Esta, quando se rompe, permite que um segmento do intestino penetre na região da virilha. Com o decorrer do tempo o intestino pode penetrar mais adiante, no interior da bolsa escrotal.
Hérnia inguinal indireta – Na hérnia inguinal indireta, a alça intestinal penetra na região da virilha através do cordão que leva os elementos vasculares e nervosos para o testículo, no caso dos homens. Com o tempo também pode penetrar no interior da bolsa escrotal. Nas mulheres a alça intestinal penetra na região da virilha seguindo um ligamento do útero que percorre essa região.
Importância do tratamento
Agora que você já sabe o que é hérnia inguinal, é preciso compreender a importância de se buscar tratamento adequado.
Em alguns casos, pode se desenvolver uma hérnia encarcerada. Nessa situação o intestino penetra no saco herniário e não consegue retornar para a cavidade abdominal como acontece nas hérnias não complicadas. O paciente percebe que o aumento de volume na virilha, que anteriormente aparecia e desaparecia, especialmente ao repouso, torna-se persistente. Isso gera desconforto local e risco de estrangulamento quando ocorre uma rotação espontânea do intestino. Ela impede o sangue de circular e causa a necrose do mesmo. Este caso configura emergência e deve receber atendimento médico imediato, pois oferece risco de morte.
Procure atendimento especializado
Se você desconfia sofrer esta doença, entre em contato e receba atendimento especializado.
É importante procurar orientação médica o quanto antes porque a hérnia pode crescer, tornando os tecidos mais frágeis. Com isso, a dissecção do saco herniário fica mais trabalhosa, aumentando o inchaço na região, tornando o pós-operatório mais doloroso.