O abdome é a cavidade onde estão situados a maioria dos órgãos vitais do nosso corpo. Um dos seus limites é a parede abdominal.
Então, se você ainda não tinha ouvido falar ou não sabe o que é, acompanhe o artigo de hoje e descubra.
O que é parede abdominal
A parede abdominal é composta, principalmente, por músculos e outros tecidos. Aliás, é onde estão abrigados órgãos como:
- Estômago
- Instestinos
- Fígado
- Pâncreas
- Rins
- Baço
- Glândulas supra-renais
Camadas da parede abdominal
Assim, da superfície para a profundidade, a maior parte da parede abdominal está disposta em camadas que são:
- Pele
- Tela subcutânea
- Músculos
- Fáscia endoabdominal
- Tecido extraperitorial
- Peritônio
Hérnia na parede abdominal
Apesar de apresentar uma espessura consistente e sólida, em alguns pontos ela pode ser mais fraca. Nestas áreas de maior fragilidade, podem ocorrer as hérnias.
Em suma. a hérnia da parede abdominal trata-se da passagem de um ou mais órgãos através de um defeito na musculatura do abdome. Assim, forma-se uma proeminência visível no local.
Principais hérnias da parede abdominal
Agora que já esclarecemos o que é e porque ela pode ser suscetível ao desenvolvimento de hérnias, podemos indicar quais são as principais hérnias que podem acometer esta região:
Inguinal
São as hérnias que surgem na região imediatamente acima da virilha, do lado esquerdo ou direito. Acomete os homens, na maioria dos casos, sendo que pode descer até o testículo.
Quando isso ocorre, passam a ser chamadas hérnias inguino-escrotais.
Umbilical
Este tipo de hérnia surge sobre a cicatriz umbilical ou em seu entorno. Aliás, pode se apresentar no momento do nascimento, na vida adulta e também durante a gestação, devido ao aumento do volume abdominal.
Femoral
Manifestam-se ligeiramente abaixo da virilha, na região superior da coxa, onde a artéria e a veia femoral deixam o abdome e percorrem a perna.
Sobretudo, seu surgimento é mais comum em mulheres.
Incisional
Quando não há uma cicatrização adequada dos músculos em alguma incisão cirúrgica, podem ocorrer hérnias nestas cicatrizes. Seu surgimento pode ocorrer até mesmo muitos anos depois da realização da cirurgia.
Epigástrica
A hérnia epigástrica pode surgir na linha média entre a cicatriz umbilical e o apêndice xifóide, que é o osso que podemos sentir na região imediatamente acima da boca do estômago.
Conseguiu entender o que são? Qualquer dúvida que tenha restado, registre nos comentários abaixo, que iremos esclarecê-la para você.