Obesidade e Cirurgia

Atualmente, a obesidade é muito frequente na população. Por exemplo, segundo dados do IBGE, ocorreu aumento expressivo dos portadores dessa condição no Brasil nas últimas décadas. Antes de mais nada, a obesidade influencia negativamente a saúde das pessoas. Isso é muito evidente durante a realização de qualquer cirurgia. Devido a esse motivo, os cirurgiões frequentemente recomendam a perda de peso aos pacientes antes dos procedimentos. Em algumas situações a obesidade chega a contraindicar a cirurgia. Isso ocorre devido aos maus resultados pós-operatórios causados por essa condição. Nessa postagem iremos explicar os motivos disso acontecer.

Obesidade e cicatrização

A obesidade atrapalha o processo normal de cicatrização. Em primeiro lugar, o tecido adiposo em excesso promove a coleção de líquidos na ferida operatória. Dessa forma, isso impede a coaptação adequada dos tecidos, etapa fundamental para a cicatrização. Além disso, a obesidade está muito associada com o aumento das taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia). Ela gera alterações no sistema imunológico, um dos principais responsáveis pela cicatrização e o combate às infecções. Ocorre também aumento da pressão dentro do abdômen devido ao excesso de gordura. Ou seja, isso dificulta o fechamento da parede abdominal após um procedimento cirúrgico. Esses são os motivos pelos quais existe maior risco de formação de uma  hérnia na parede abdominal após qualquer cirurgia. Do mesmo modo, a obesidade pode contraindicar uma cirurgia para correção de uma hérnia já existente. A chance de recidiva da hérnia é extremamente elevada.

Obesidade e outras complicações

Diversas outras complicações cirúrgicas tem relação com a obesidade. Em síntese, essa condição aumenta o risco de trombose venosa  e problemas respiratórios como a pneumonia, a atelectasia e a embolia pulmonar. Além disso, apresenta risco aumentado de infecções, causa maior dificuldade técnica ao cirurgião, reduz a saturação de oxigênio no sangue e causa dificuldade para deambulação e sair do leito após uma cirurgia.