O Pré-Operatório Transplante de Fígado te deixa com dúvidas? Quer saber como funciona, seja para você ou alguém próximo? Não deixe de ler essa matéria!
Em primeiro lugar, os pacientes são avaliados pelo médico para determinar se o transplante realmente é necessário. Assim, esse médico pode ser um clínico geral, um gastroenterologista, um hepatologista ou um cirurgião especializado em transplante.
A partir dessa avaliação inicial, o paciente é encaminhado para um serviço de transplante credenciado pelo Ministério da Saúde. Nosso trabalho em dois serviços: o Serviço de Transplante Hepático do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e o Serviço de Transplante Hepático do Hospital Nossa Senhora das Graças, ambos em Curitiba.
Nesses dois serviços que atuamos o paciente é internado no hospital para fazer uma avaliação pré-operatória bastante detalhada. Nessa internação são realizados diversos exames sofisticados e consultas clínicas com a equipe multidisciplinar de transplante. Após o término dessa avaliação, o caso do paciente é discutido por uma junta médica composta por todos os membros da equipe de transplante para confirmar a necessidade do procedimento.
Além disso, é determinado se o paciente apresenta as condições mínimas de saúde para suportar a cirurgia. Isso é necessário porque atualmente o transplante de fígado é considerado uma das cirurgias mais complexas existentes. Caso a junta médica decida pelo transplante, o paciente é listado na Central de Transplantes do Estado do Paraná.
Então, gostou de ler sobre pré-operatório transplante de fígado? Saiba completo em nossa matéria!