Problemas causados pela Esofagite
problemas causados pela esofagite esofagite

Problemas causados pela Esofagite

Os problemas causados pela esofagite são diversos, podendo causar vários incômodos e desconfortos. No artigo de hoje vamos listar alguns dos principais entre eles e a importância de tratar esta doença.

O que é esofagite?

Este mal é causado pelo refluxo gastroesofágico, que consiste na permanência do conteúdo gástrico na região do esôfago. Este, por sua vez, é o órgão responsável por transmitir a comida que ingerimos da faringe até o estômago. Como a sua mucosa não suporta este contato tão ácido e corrosivo, acaba por ficar irritado, provocando a esofagite.

Problemas causados pela esofagite

Já que o esôfago localiza-se no tórax, um dos principais problemas causados pela esofagite é a dor no peito. Algumas das outras complicações que podem surgir em decorrência da doença são:

  • Azia – Configura a sensação de dor ou queimação que vai do peito até a garganta

  • Refluxo – Quando o conteúdo gástrico sobe para o esôfago em lugar de seguir o fluxo normal da digestão

  • Dor aguda no peito – A dor que é provocada pela esofagite é tão forte que pode até ser confundida com a que precede um infarto. Pode irradiar para as costas.

  • Disfagia – Consiste na dificuldade para engolir

  • Persistência de gosto amargo na boca 

  • Rouquidão – Causada pela erosão do tecido interno do esôfago

  • Dor de garganta – Também provocada pela irritação causada pelo contato direto do conteúdo gástrico com a mucosa do esôfago.

Importância do tratamento da esofagite

Se você sofre desta doença, é importante procurar tratamento o quanto antes. Isto porque, apesar de parecer um mal “inofensivo”, os problemas causados pela esofagite podem ser ainda maiores. 

Conforme o contato dos ácidos e enzimas do estômago permanecem de forma direta no esôfago, há erosão de seu tecido. Caso este evento se prolongue por muito tempo, pode haver um agravamento, que é chamado de Esôfago de Barrett

Neste quadro, as células que compõem o tecido interno do esôfago sofrem uma transformação. Esta complicação é o estágio inicial que leva ao câncer de esôfago.

Por isso, mais do que atenuar os problemas causados pela esofagite, buscar tratamento para esta doença também evita a evolução para quadros mais graves. 

Se você sofre deste mal, portanto, marque uma consulta e receba atendimento especializado. Somente assim os desconfortos da esofagite serão devidamente tratados e os agravamentos podem ser evitados.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta