A esofagite de refluxo é uma inflamação que pode danificar os tecidos do esôfago, o tubo muscular que transmite a comida da boca para o estômago.
Essa doença causa dor tipo queimação no peito, habitualmente referida pelo paciente como azia. As causas da esofagite de refluxo são o hábito alimentar inadequado, as hérnias de hiato ou, em uma minoria de casos, doenças do estômago.
Se não tratada a doença pode evoluir para complicações, como cicatrizes ou estreitamentos do esôfago, dificuldade em engolir e mesmo câncer. Pensando nisso, selecionamos alguns alimentos que ajudam a prevenir a esofagite de refluxo.
Lembrando que a visita ao especialista é imprescindível para o diagnóstico correto da sua saúde.
Confira abaixo e compartilhe com seus conhecidos após a leitura:
Quais alimentos ajudam a prevenir a esofagite de refluxo?
Bebidas
Procure evitar totalmente as bebidas carbonatadas. Além disso, é necessário moderação com bebidas mentoladas ou cafeinadas.
Laticínios
Não há proibição de leite e outros produtos lácteos, mas ao comer queijo, selecione opções mais suaves e menos gordurosas, como cream cheese, brie e ricota. O iogurte também pode ser uma boa opção.
É possível tomar sorvete com pouca gordura.
Fibra
Procure ingerir muitas frutas e vegetais. Eles também podem ser consumidos na forma de compotas e geleias. Esses alimentos contém pouca ou nenhuma gordura e são muito eficazes para promover uma boa digestão.
Proteínas
Apesar de também estarem presentes em alguns vegetais, a maior fonte de proteínas são as carnes. Dê preferência às carnes magras como o peixe e o frango. Evite ou reduza a preparação das carnes através da fritura. As carnes vermelhas são mais gordurosas e devem ser consumidas com parcimônia.
#1. DICA EXTRA:
Dê pequenas mordidas e mastigue bem os alimentos, comendo devagar em um ambiente descontraído. Após o alimento ser levado à boca, solte o garfo no prato. Você só deve pegar novamente no garfo após terminar a mastigação e deglutir.
Pare de comer quando começar a se sentir satisfeito, sempre respeitando seu próprio corpo.
Concluindo
Hábitos alimentares saudáveis são fundamentais para a prevenção de diversas doenças, entre elas a esofagite de refluxo.
Converse com um especialista em aparelho digestivo sobre quais alimentos ajudam a prevenir a esofagite de refluxo e quais diretrizes seguir se sofrer de uma das condições desencadeantes.