Quais cuidados devo ter no pós-operatório da Cirurgia Laparoscópica?
Quais cuidados devo ter no pré cirúrgico da Cirurgia Laparoscópica

Quais cuidados devo ter no pós-operatório da Cirurgia Laparoscópica?

A cirurgia laparoscópica, também conhecida por cirurgia minimamente invasiva, é realizada através de pequenas incisões e com o auxílio de uma câmera de vídeo. 

 

Nessas incisões são introduzidos instrumentos especiais que serão manuseados pelo cirurgião para completar o procedimento. Atualmente, qualquer cirurgia pode ser realizada pela via laparoscópica. Ou seja, o termo cirurgia laparoscópica não se refere a uma cirurgia específica, mas a uma via de acesso minimamente invasiva que pode ser utilizada para o tratamento cirúrgico de qualquer doença.

 

Para você entender melhor como é o pós operatório e os cuidados que se deve tomar, preparamos as orientações mais comuns para essa via de acesso.

 

Pós Operatório da Cirurgia Laparoscópica

 

Acompanhamento do médico – É imprescindível respeitar as consultas marcadas com o seu cirurgião. 

 

Normalmente, é realizada uma consulta na semana posterior à alta hospitalar. No entanto, se ocorrer qualquer anormalidade, é necessário comparecer  imediatamente ao consultório médico para uma avaliação.

 

Medicamentos – Respeitar os prazos para a ingestão dos remédios prescritos pelo médico também é fundamental. Isso ajudará no controle da dor e na recuperação do paciente.

 

Higiene – Ao retornar a casa, depois da alta hospitalar,  o paciente poderá se banhar normalmente no chuveiro. 

 

Curativos – Na grande maioria das cirurgias laparoscópicas os curativos não necessitam ser trocados em casa. São utilizadas pequenas tiras de micropore em contato direto com as pequenas incisões cirúrgicas. Normalmente não são utilizadas gazes. Eles podem ser molhados durante o banho e secam espontaneamente com o calor do corpo. Se ficarem muito encharcados, podem ser secados com o auxílio de uma toalha limpa. 

 

Atividades físicas – É proibida a realização de atividades físicas, como natação, ciclismo, musculação. Deve-se evitar carregar peso acima de dez a quinze quilos. Atividades do dia a dia são permitidas quando o paciente se sentir confortável para realizá-las.  

 

Não é recomendado o descanso excessivo. A movimentação do corpo para realizar pequenas atividades é importante na prevenção de complicações como a pneumonia, a atelectasia pulmonar e a trombose dos membros inferiores. 

 

Dieta – O tipo de dieta permitida vai depender do tipo de cirurgia e não da via de acesso utilizada. Ou seja, diferentes cirurgias realizadas pela via laparoscópica vão necessitar de uma dieta específica. Cada pessoa deve ser orientada individualmente e de acordo com a sua condição clínica.

 

Mas fique tranquilo, pois nossa equipe fornece todas essas orientações antes da alta hospitalar

Fique a vontade para saber mais informações sobre a Cirurgia de Laparoscopia no nosso blog.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta